Conhecimento nutricional entre mulheres Obesas e Eutróficas atendidas em uma unidade ambulatorial de saúde: Classificação e Comparação entre os Grupos

Autores

  • Matheus Sobral Silveira
  • Tatiane Melo de Oliveira
  • Adriele Santos de Oliveira
  • Denise Terezinha Santana Santos
  • Roberta Ribeiro de Menezes
  • Maria de Lourdes Lima

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4298-4313

Palavras-chave:

Conhecimento, Estado nutricional, Obesidade

Resumo

Objetivo: Comparar o ní­vel de conhecimento nutricional entre mulheres obesas e eutróficas. Métodos: Estudo transversal, amostra não probabilí­stica de mulheres obesas (n 64) e eutróficas (n 64), idade entre 19 e 60 anos. Coletou-se dados sociodemográficos, estilo de vida, antropométricos (IMC, CC), QCN e Questionário Internacional de Atividade Fí­sica (IPAQ), versão curta. Resultados: Ní­vel de conhecimento nutricional apresentado pela maioria de "moderado" (72% MO e 82,8% ME). Classificação de atividade fí­sica, a maioria das participantes de ambos os grupos se apresentaram "ativo" (59,4% MO e 70,3% ME). Quando associado o NCN e as variáveis sociodemográficas, percebeu-se associação positiva entre o ní­vel de conhecimento nutricional "moderado/alto" de ambos os grupos; renda familiar 1 a 2 salários mí­nimos (p= 0,023); estilo de vida, etilismo (p= 0,016) e atividade fí­sica classificados como "ativos". Quanto í s associações entre as variáveis antropométricas (CC e IMC), não houve associação estatisticamente significante entre os í­ndices. Conclusão: A maioria do grupo de obesas e eutróficas apresentou um ní­vel de conhecimento nutricional "moderado", sem diferenças entre os grupos, sendo este associado a maior renda familiar, maior consumo de bebida alcoólica e indiví­duos mais ativos.

Biografia do Autor

Matheus Sobral Silveira

Docente do curso de Nutrição no Centro Universitário Estácio da Bahia. Mestre em Medicina e Saúde Humana, Pós graduado em Nutrição Clí­nica/ Terapia Nutricional e Fitoterapia Clí­nica. Nutricionista (ESTíCIO/FIB).

Tatiane Melo de Oliveira

Doutoranda em Gerontologia (UNICAMP/SP), Mestre em Alimentos, Nutrição e Saúde (UFBA), Especialista em Nutrição Clí­nica sob a forma de residência (UFBA/SESAB). Nutricionista (UFBA).

Adriele Santos de Oliveira

Mestra em Nutrição Clí­nica pela Universidade Católica San Antonio de MurciaV (UCAM) Espanha. Nutricionista (UFBA).

Denise Terezinha Santana Santos

Nutricionista. Pós-graduanda em Vigilância Sanitária e Qualidade de Alimentos (ESTíCIO). Nutricionista (UCSAL).

Roberta Ribeiro de Menezes

Nutricionista do Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde – Pró Saúde. Nutricionista (UCSAL)

Maria de Lourdes Lima

Professora Adjunto na Pós graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Doutora e Mestre em Medicina e Saúde (UFBA), Especialista em Endocrinologia sob a forma de residência (UFBA). Médica Endocrinologista.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Sobral Silveira, M. ., Melo de Oliveira, T. ., Santos de Oliveira, A. ., Terezinha Santana Santos, D. ., Ribeiro de Menezes, R. ., & de Lourdes Lima, M. . (2020). Conhecimento nutricional entre mulheres Obesas e Eutróficas atendidas em uma unidade ambulatorial de saúde: Classificação e Comparação entre os Grupos. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4298–4313. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4298-4313

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos