Educação em saúde e sua contribuição no conhecimento dos usuários acerca da sí­filis

Autores

  • Marla Ariana Silva
  • Karen dos Santos Lago
  • Heber Paulino Pena
  • Fernanda Marcelino de Rezende e Silva
  • Silmara Nunes Andrade
  • Regina Consolação dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4286-4297

Palavras-chave:

Conhecimento, Educação em Saúde, Enfermagem, Estratégia Saúde da Famí­lia, Sí­filis

Resumo

Objetivo: Compreender o conhecimento dos usuários da estratégia de saúde da famí­lia em relação a sí­filis na cidade de Cláudio-Minas Gerais. Método: Estudo qualitativo do tipo exploratório descritivo, desenvolvido em Estratégia de Saúde da Famí­lia da cidade de Cláudio - Minas Gerais, entre os meses de abril de 2018 a junho de 2018. Participaram 20 usuários. A coleta de dados foi realizada através de uma entrevista semiestruturada e gravada. Resultados: Os entrevistados possuem pouca informação relacionado a sí­filis, desconhecem os sinais e sintomas, o tratamento como também os exames para diagnóstico. Em educação a saúde este tema nunca foi abordado aos entrevistados pela unidade de saúde, somente em escola e panfletos. Conclusão: Evidenciou-se que a população estudada desconhece a patologia, bem como a progressão da doença e seus meios de contágio. O desconhecimento da população pode ser considerado como um ponto dificultador no que diz respeito ao controle da doença.

Biografia do Autor

Marla Ariana Silva

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Karen dos Santos Lago

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Heber Paulino Pena

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade de Itaúna (UIT), Minas Gerais.

Fernanda Marcelino de Rezende e Silva

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO). Docente e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Silmara Nunes Andrade

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Regina Consolação dos Santos

Enfermeira. Mestre em Ciência pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Silva, M. A. ., dos Santos Lago, K. ., Paulino Pena, H. ., de Rezende e Silva, F. M., Nunes Andrade, S. ., & Consolação dos Santos, R. (2020). Educação em saúde e sua contribuição no conhecimento dos usuários acerca da sí­filis . Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4286–4297. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4286-4297

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos