Vacinação em tempos de fake news: um olhar sobre a literatura

Autores

  • Lucas Bení­cio Pinto
  • João Paulo Paulo Xavier Silva
  • Maria Luiza Santos Ferreira
  • Kerma Márcia de Freitas
  • Roberta Peixoto Vieira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4255-4271

Palavras-chave:

Vacinação, Acesso í  informação, Programas de imunização

Resumo

Objetivo: compreender os aspectos teórico-conceituais relacionados í  vacinação e as implicações das Fake news. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, realizou-se as buscas nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Google Scholar, sendo selecionados 11 artigos para análise. A busca se deu nos meses abril e maio de 2020. Resultados: A adesão í  vacinação é observada como uma importante estratégia que busca ampliar a cobertura vacinal. Na atualidade, é possí­vel afirmar que as mí­dias sociais são os principais meios de propagação das Fake News sobre vacinação, e a partir disto pode interferir na diminuição da cobertura vacinal. Conclusão: O estudo acena para a necessidade da ressignificação das práticas de vacinação por parte dos profissionais e usuários, com vistas a disseminar informações verí­dicas e consolidar a vacinação como medida preventiva de doenças.

Biografia do Autor

Lucas Bení­cio Pinto

Acadêmico de Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado - UNIVS.

João Paulo Paulo Xavier Silva

Enfermeiro. Doutorando em Cuidados Clí­nicos na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Enfermagem. Docente do curso Enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado – UNIVS.

Maria Luiza Santos Ferreira

Acadêmica de Enfermagem na Universidade Regional do Cariri – URCA.

Kerma Márcia de Freitas

Enfermeira. Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Mestre em Saúde Coletiva. Coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado - UNIVS.

Roberta Peixoto Vieira

Enfermeira. Mestra em Saúde da Criança e do Adolescente. Docente do curso Enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado – UNIVS.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Bení­cio Pinto, L. ., Paulo Xavier Silva, J. P. ., Santos Ferreira, M. L. ., de Freitas, K. M. ., & Peixoto Vieira, R. . (2020). Vacinação em tempos de fake news: um olhar sobre a literatura. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4255–4271. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4255-4271

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos