Principais Manifestações Neurológicas decorrentes do COVID-19: uma revisão integrativa

Autores

  • Lí­lia Tereza Diniz Nunes
  • Luiz Eduardo Cunha Felipe
  • Itamar Magalhães Gonçalves
  • Oscar Nunes Alves

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4248-4254

Palavras-chave:

Sistema Nervoso, Manifestações Neurológicas, Infecções por Coronavirus

Resumo

Objetivo: Identificar as principais manifestações neurológicas e suas implicações no quadro clí­nico do paciente bem como a fisiopatologia do SAR-CoV-2 no sistema nervoso central. Métodos: Uma revisão de literatura integrativa foi conduzida com base em 14 artigos extraí­dos da base de dados PUBMED e LILACS. Resultados: Foi constatado que cefaleia, vertigem, disfunções gustativas e olfatórias e AVC são os sintomas mais prevalentes. Conclusão: A fisiopatologia do envolvimento neurológico pelo COVID-19 permanece inconclusiva e conhecer a sintomatologia neurológica associada aos quadros mais graves e severos pode auxiliar em intervenções precoces e na melhora de prognósticos.

Biografia do Autor

Lí­lia Tereza Diniz Nunes

Acadêmica do curso de Medicina da FAHESA/ITPAC Palmas, Graduada em Moda pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (2010). Pós-Graduanda em Docência do Ensino Superior pelo ITOP-Palmas. Mestre em Design pela Universidade Anhembi Morumbi.

Luiz Eduardo Cunha Felipe

Acadêmico do curso de Medicina da FAHESA/ITPAC Palmas, Ensino Superior Incompleto

Itamar Magalhães Gonçalves

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, Residência Médica em Cirurgia Geral e Urologia pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Já atuou como professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins e Coordenador do Programa Telessaúde Tocantins Redes. Atualmente, exerce a função de Perito Médico Legista da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Tocantins e atua como Professor do Curso de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC Palmas. Interessa-se por Ensino em Ciências da Saúde, Tecnologias de Informação e Comunicação, Exercí­cios de Simulação e Habilidades Médicas.

Oscar Nunes Alves

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Espí­rito Santo, tí­tulo de Neurocirurgião pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Já atuou como Professor do Curso de Medicina do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC Porto Nacional e como Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital Geral de Palmas. Atualmente concursado como Neurocirurgião do Hospital Geral de Palmas, atendendo também a hospitais privados e é sócio proprietário do Instituto de Neurociências do Tocantins.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Diniz Nunes, L. T. ., Cunha Felipe, L. E. ., Magalhães Gonçalves, I. ., & Nunes Alves, O. . (2020). Principais Manifestações Neurológicas decorrentes do COVID-19: uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4248–4254. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4248-4254

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos