Violência obstétrica: perspectiva de puérperas atendidas em um hospital universitário no interior de Minas Gerais

Autores

  • Laryssa Martins Gomes
  • Bruna Aparecida Rodrigues Duarte
  • Carla Denari Giuliani
  • Maria Cristina de Moura Ferreira
  • Marcelle Aparecida Barros Junqueira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4236-4247

Palavras-chave:

Enfermeira Obstétrica, Parto Normal, Violência contra a mulher

Resumo

Objetivo: Analisar o quanto a implementação do projeto Apice On contribuiu para a redução de casos de violência obstétrica vivenciadas por puérperas atendidas em um Hospital Universitário no interior de Minas Gerais. Método: Estudo exploratório, descritivo, transversal e de caráter qualitativo, desenvolvido com 46 puérperas atendidas em um Hospital Universitário. Os dados foram coletados por meio de um instrumento semiestruturado, os quais foram analisados posteriormente utilizando a técnica de Bardin e o uso do software Iramuteq. Resultados: As puérperas entrevistadas são empoderadas frente aos seus direitos, reconhecem as possí­veis faces da violência obstétrica, e possuem preferência pelo parto normal humanizado, tendo conhecimento sobre a abordagem correta do atendimento profissional. Conclusão: Conclui-se que a implementação do projeto Apice On e da enfermeira obstétrica contribuiu para a redução de casos de violência obstétrica e cumpriu com seus objetivos frente a humanização dos partos normais realizados no Hospital Universitário do interior de Minas Gerais.

Biografia do Autor

Laryssa Martins Gomes

Enfermeira. Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Uberlândia, MG.

Bruna Aparecida Rodrigues Duarte

Enfermeira. Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Uberlândia, MG.

Carla Denari Giuliani

Enfermeira. Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2001), Doutora em História e Cultura pela Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG.

Maria Cristina de Moura Ferreira

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental pela EERP-USP, Docente Associado do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Uberlândia, MG.

Marcelle Aparecida Barros Junqueira

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo. Uberlândia, MG.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Martins Gomes , L. ., Rodrigues Duarte , B. A. ., Denari Giuliani , C. ., de Moura Ferreira , M. C. ., & Barros Junqueira , M. A. . (2020). Violência obstétrica: perspectiva de puérperas atendidas em um hospital universitário no interior de Minas Gerais. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4236–4247. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4236-4247

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos