Atenção primária í  saúde: percepções de enfermeiros/as frente í  violência sexual contra crianças e adolescentes

Autores

  • Kadson Araujo da Silva
  • Antonia Daila Martins de Souza
  • John Carlos de Souza Leite
  • Riani Joyce Neves Nóbrega
  • Marí­lia Brito de Lima
  • João Paulo Xavier Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4224-4235

Palavras-chave:

Atenção Primária í  Saúde, Estratégia Saúde da Famí­lia, Abuso Sexual, Criança, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Compreender a percepção dos enfermeiros(as) que atuam na Atenção Primária í  Saúde (APS) acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes. Método: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, realizado com doze enfermeiros(a) atuantes nas APS da zona urbana e rural do municí­pio de Iguatu, Ceará. Resultados: Dez dos participantes eram do gênero feminino (83%), e dois do masculino (17%), variando entre 30 a 41 anos, mantendo-se constante entre 30 a 35 anos de idade (42%). Notou-se uma certa confusão acerca da violência ética e moral pelos profissionais atuantes, todavia, os mesmos referem que estão aptos a atender crianças e adolescentes em situações de violência, e que a acessibilidade aos serviços/redes é uma potencialidade da APS. Conclusão: Constatou-se que a percepção dos enfermeiros(a) ficou clara no decorrer do estudo, bem como seus conhecimentos e ações voltadas ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Kadson Araujo da Silva

Discente do Curso Bacharel em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

Antonia Daila Martins de Souza

Enfermeira pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Bacharel em Enfermagem.

John Carlos de Souza Leite

Enfermeiro. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri-URCA. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Riani Joyce Neves Nóbrega

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri-URCA. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Marí­lia Brito de Lima

Enfermeira. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri-URCA. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- Universidade Federal do Ceará.

João Paulo Xavier Silva

Enfermeiro. Docente do Departamento de Enfermagem da universidade Regional do Cariri-URCA, Centro Universitário Vale do Salgado-UNIVS e do Centro Universitário DR. Leão Sampaio-Unileão. Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri-URCA.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Araujo da Silva, K. ., Martins de Souza, A. D. ., de Souza Leite, J. C. ., Neves Nóbrega, R. J. ., Brito de Lima, M. ., & Xavier Silva, J. P. . (2020). Atenção primária í  saúde: percepções de enfermeiros/as frente í  violência sexual contra crianças e adolescentes. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4224–4235. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4224-4235

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos