Datasus: possibilidade de contribuição no combate í  violência contra a mulher no Rio De Janeiro

Autores

  • ísis da Costa Bezerra
  • Rebeca Cardoso da Rocha
  • Gabriel Lucas Pereira Guimarães
  • Samylly dos Santos Santana
  • Quéren Gabriele Cunha Silva
  • Paula Paulina Costa Tavares

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4194-4203

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, DATASUS, Polí­ticas de saúde

Resumo

Objetivo: analisar a comparação entre os dados disponí­veis no DATASUS e Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro referentes í  violência contra a mulher. Método: Trata-se de um estudo descritivo e retrospectivo, desenvolvido a partir dos dados disponí­veis e consultados nas bases do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e Instituto de Segurança pública do Rio de Janeiro (ISP). Resultados: Número de notificações e ocorrências dos anos de 2014 a 2018, dos dados apresentados pelo DATASUS e Instituto de segurança pública do Rio de Janeiro. Conclusão: O Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde pode contribuir para o desenvolvimento de novas polí­ticas no enfrentamento í  violência contra a mulher pois seus dados fornecem as informações para a criação de projetos, leis e métodos de educação em saúde.

Biografia do Autor

ísis da Costa Bezerra

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia. BA-Brasil.

Rebeca Cardoso da Rocha

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia. BA-Brasil.

Gabriel Lucas Pereira Guimarães

Tecnólogo em Secretariado, Pós-graduando em Administração e Auditoria em Serviços de Saúde, Graduando em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia. BA-Brasil.

Samylly dos Santos Santana

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia. BA-Brasil.

Quéren Gabriele Cunha Silva

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia. BA-Brasil.

Paula Paulina Costa Tavares

Enfermeira. Mestrado Profissional em Promoção da saúde pelo Centro universitário Adventista de São Paulo. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Adventista da Bahia. BA-Brasil.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

da Costa Bezerra, ísis ., Cardoso da Rocha, R. ., Lucas Pereira Guimarães, G. ., dos Santos Santana, S. ., Cunha Silva, Q. G. ., & Costa Tavares, P. P. . (2020). Datasus: possibilidade de contribuição no combate í  violência contra a mulher no Rio De Janeiro. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4194–4203. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4194-4203

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos