A Polí­tica Nacional de Humanização e a formação dos profissionais de saúde

Autores

  • Emmanuele Santos Albuquerque
  • Mariana Teixeira Costa
  • Jaqueline Barros da Silva Araújo
  • Isabela Pereira dos Santos Vasconcelos
  • Ellen Lima de Souza

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4172-4183

Palavras-chave:

Humanização, Profissionais de saúde, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: Buscou-se evidenciar a relevância da Polí­tica Nacional de Humanização na formação dos profissionais da saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Concretizou-se a partir de um formulário estruturado, com foco na estrutura, organização e documentação. Como suporte ao processo de revisão foram utilizadas as diretrizes PRISMA. Considerou-se como critérios de inclusão: artigos publicados em português, disponí­veis na í­ntegra, no perí­odo de 2003 a 2019, na modalidade artigo cientí­fico. Quanto aos critérios de exclusão: artigos em duplicidade e os que não abordavam diretamente a temática proposta. Resultados: Foram encontrados 31 artigos, dos quais 12 foram incluí­dos, no perí­odo de 2003 a 2019. Em sua maioria, os artigos apontam a importância da abordagem da Humanização e da Polí­tica Nacional de Humanização. Conclusão: Espera-se que este estudo incite e subsidie novas discussões acerca da importância da vinculação da humanização í  formação dos profissionais de saúde. Podendo multiplicar reflexões relacionadas í s maneiras de se produzir humanização nos serviços saúde.

Biografia do Autor

Emmanuele Santos Albuquerque

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estácio de Sá (2011) e Pós-graduada em Terapia Intensiva e Suporte Ventilatório pela Universidade Castelo Branco (2014) e em Avaliação em Saúde Aplicada í  Vigilância pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE (2020). Pós-graduanda em Docência em Ciências da Saúde e em Fisioterapia na Saúde da Mulher pela União Brasileira de Faculdades - UniBF. Mestranda em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua como Fisioterapeuta no Ambulatório do Hemocentro de Alagoas - Serviço de Reabilitação.

Mariana Teixeira Costa

Graduada em Fisioterapia pelo Instituto de Ensino Superior de Alagoas (2010) e Pós-graduada em Gestão em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2014) e em Terapia Intensiva e Suporte Ventilatório pela Universidade Castelo Branco (2014). Pós-graduanda em Fisioterapia na Saúde da Mulher pela Faculdade Dom Alberto. Atua como fisioterapeuta no Hospital Geral do Estado de Alagoas.

Jaqueline Barros da Silva Araújo

Graduada pelo Centro Universitário Tiradentes (2015). Pós-graduada pela Faculdade Estácio de Sá em Fisioterapia Intensiva (2018). Atua como Fisioterapeuta no Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela.

Isabela Pereira dos Santos Vasconcelos

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas –UNCISAL (2013). Pós-Graduada em Fisioterapia intensiva pela Universidade Estácio de Sá (2016). Pós-graduanda em Impactos da Violência na Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz. Atua como Fisioterapeuta na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE e no Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira.

Ellen Lima de Souza

Graduada em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Alagoas (2017) e Psicoterapeuta Holí­stica pelo Instituto Terceira Visão (2018). Pós-graduanda das especializações em Gestão da Qualidade pela Universidade Estácio de Sá e Informática na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Atua como Enfermeira Responsável Técnica e Consultora dos Programas de Gerenciamento de Resí­duos e Higienização em serviços de saúde.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Santos Albuquerque , E. ., Teixeira Costa, M. ., Barros da Silva Araújo, J. ., Pereira dos Santos Vasconcelos , I. ., & Lima de Souza, E. . (2020). A Polí­tica Nacional de Humanização e a formação dos profissionais de saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4172–4183. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4172-4183

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos