Influência do bem-estar psicossocial do idoso no enfrentamento de adversidades em saúde: relato de experiência

Autores

  • Elidivane Martins de Freitas Soares
  • Gerí­dice Lorna Andrade de Moraes
  • Júlia Albuquerque Feitosa
  • Paola Maria Barros Diógenes Pessoa
  • Viviane de Sousa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4162-4171

Palavras-chave:

Idoso, Saúde do Idoso, Sistemas de Apoio Psicossocial, Visita Domiciliar

Resumo

Objetiva-se relatar a experiência de atividades de abordagem familiar realizadas com uma paciente idosa, de amplo histórico de enfrentamento de adversidades em saúde e sociais, assistida na Estratégia Saúde da Famí­lia. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, vivenciado a partir de visitas domiciliares por estudantes do primeiro ano do curso de medicina, sob orientação de duas professoras, em um núcleo familiar residente no Bairro Castelão (Fortaleza/CE). Por meio da aplicação de ferramentas de abordagem familiar, percebeu-se que os fatores psicossociais tendem a influenciar na qualidade de vida, na forma de percepção da doença e na realização das ações de saúde do idoso, o que contribui para o bem-estar na senilidade. A experiência enriqueceu a formação dos discentes ao estimular a ampliação dos conhecimentos voltados para preceitos da Medicina Centrada na Pessoa, incitando o reconhecimento diferenciado do indiví­duo, do seu contexto familiar e da sua inserção social.

Biografia do Autor

Elidivane Martins de Freitas Soares

Acadêmica de medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Gerí­dice Lorna Andrade de Moraes

Professora de medicina da Universidade de Fortaleza. Articuladora da Atenção Primária í  Saúde- SMS. Conselheira Nacional de Saúde - CNS. Enfermeira. Doutora em saúde coletiva pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em saúde coletiva pela Universidade Federal do Ceará.

Júlia Albuquerque Feitosa

Acadêmica de medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Paola Maria Barros Diógenes Pessoa

Acadêmica de medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Viviane de Sousa Oliveira

Acadêmica de medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Martins de Freitas Soares, E. ., Lorna Andrade de Moraes, G., Albuquerque Feitosa, J. ., Barros Diógenes Pessoa, P. M. ., & de Sousa Oliveira, V. . (2020). Influência do bem-estar psicossocial do idoso no enfrentamento de adversidades em saúde: relato de experiência. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4162–4171. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4162-4171

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos