Manejo nutricional para pacientes hospitalizados com COVID-19: Uma revisão integrativa

Autores

  • Daniela Corrêa Ferreira
  • Deysimara Cássia Santos
  • Maisa Pereira Vieira
  • Natália da Cunha Severino Sampaio
  • Simonton Silveira de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4140-4151

Palavras-chave:

COVID-19, recomendações nutricionais, e terapia nutricional

Resumo

O objetivo deste estudo é descrever a terapia nutricional adotada no cuidado aos pacientes hospitalizados com COVID-19. Este trabalho é uma revisão bibliográfica integrativa. Os dados foram buscados em bases de dados e portais. Verificou-se que os autores recomendam a realização da triagem de risco nutricional. Além disso, constatou-se que o ideal é o uso de terapia nutricional Enteral, utilizando-se uma dieta polimérica isosmótica padrão e uso de proteí­na entre 1,2-2,0 g/Kg/dia. A presença da Equipe Multidisciplinar em Terapia Nutricional é fundamental no tratamento e recuperação dos pacientes com COVID-19.

Biografia do Autor

Daniela Corrêa Ferreira

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em Nutrição Clí­nica pela Universidade Veiga de Almeida. Mestre e Doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minais Gerais. Professora Adjunta do Departamento do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares.

Deysimara Cássia Santos

Discente do curso de Nutrição na Universidade Federal de Juiz de Fora, bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Pet/Saúde - Interprofissionalidade UFJF- GV/SMS-GV, monitora da disciplina Gestão de Unidade de Alimentação I e ligante da Liga Acadêmica Multiprofissional de Promoção de Saúde Infantil.

Maisa Pereira Vieira

Acadêmica de Nutrição na Universidade Federal de Juiz de Fora, componente do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Pessoa Idosa. É extensionista no projeto Ação, Cidadania, Juventude e Comunidade – Turmalina (Programa Boa Vizinhança – Rio Doce) é também ligante da Liga Acadêmica Multiprofissional de Promoção de Saúde Infantil, além de ser bolsista no projeto de Extensão Estratégias de intervenção para o envelhecimento ativo na comunidade – Grupo operativo de apoio ao emagrecimento sustentável e alimentação.

Natália da Cunha Severino Sampaio

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais. Atualmente é enfermeira da EMTN e da Equipe de Cuidados Paliativos e membro do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Eduardo de Menezes (FHEMIG).

Simonton Silveira de Andrade

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal e Ouro Preto. Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Associado do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Corrêa Ferreira, D. ., Cássia Santos, D. ., Pereira Vieira, M. ., da Cunha Severino Sampaio, N. ., & Silveira de Andrade, S. . (2020). Manejo nutricional para pacientes hospitalizados com COVID-19: Uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4140–4151. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4140-4151

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos