Equidade em saúde: Reflexões do princí­pio doutrinário potencializador da atenção primária a saúde

Autores

  • Brenda Pinheiro Evangelista
  • Rafael Bezerra Duarte
  • Kerma Márcia de Freitas
  • Breno Pinheiro Evangelista
  • Maria Edméa Lopes de Oliveira
  • João Paulo Xavier Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4116-4125

Palavras-chave:

Atenção Primária í  Saúde, Equidade em saúde, Sistema Único de Saúde

Resumo

Objetivo: analisar as contribuições do princí­pio equidade no contexto da Atenção Primária í  Saúde, bem como assistência de enfermagem no âmbito da equidade em saúde. Método: Realizou-se um estudo de revisão bibliográfica de literatura na SciELO e LILACS, realizada no perí­odo de julho de 2020 a setembro de 2020, com os descritores em ciências da Saúde: "Atenção Primária í  Saúde"; "Equidade em saúde" e "Sistema Único de Saúde", aplicando-se o operador "and", sendo os critérios de inclusão Lí­ngua Portuguesa, textos completos e publicados no perí­odo de 2015 a 2020. Como critérios de exclusão artigos de revisão, duplicados e que não contemplavam o objetivo. Resultados: Utilizando-se 13 artigos para o estudo. Discussão: A equidade é potencializadora do Sistema Único de saúde, na qual apresenta a resolutividade das ações e da assistência de enfermagem. Conclusão: A equidade reduz as desigualdades durante as práticas de saúde, proporcionando o cuidado pautado nas polí­ticas públicas.

Biografia do Autor

Brenda Pinheiro Evangelista

Graduanda do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado.

Rafael Bezerra Duarte

Enfermeiro. Docente do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Mestrando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará.

Kerma Márcia de Freitas

Coordenadora do curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado. Mestre em Saúde Coletiva e Doutoranda em Saúde Coletiva pela UNIFOR.

Breno Pinheiro Evangelista

Graduando do Curso de Bacharelado em Farmácia na Faculdade São Francisco da Paraí­ba.

Maria Edméa Lopes de Oliveira

Graduanda do curso de Bacharelado de Enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado.

João Paulo Xavier Silva

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem no Centro Universitário Vale do Salgado.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Pinheiro Evangelista, B. ., Bezerra Duarte , R. ., de Freitas , K. M. ., Pinheiro Evangelista , B. ., Lopes de Oliveira , M. E. ., & Paulo Xavier Silva , J. . (2020). Equidade em saúde: Reflexões do princí­pio doutrinário potencializador da atenção primária a saúde. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4116–4125. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4116-4125

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos