Situação vacinal de adolescentes escolares contra o HPV e fatores associados

Autores

  • Brenda Moreira Loiola
  • Pallysson Paulo da Silva
  • Simone Barroso de Carvalho
  • Edina Araújo Rodrigues Oliveira
  • Lany Leide de Castro Rocha Campelo
  • Luí­sa Helena de Oliveira Lima

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4106-4115

Palavras-chave:

Vacinação, Adolescente, Papillomaviridae, Saúde Pública

Resumo

Objetivo: Analisar a situação vacinal contra o HPV de adolescentes escolares e seus fatores associados. Método: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 502 adolescentes de escolas da rede pública de ensino municipal e estadual, situadas no municí­pio de Picos no estado do Piauí­, no ano de 2018 e com dados do DATASUS. Resultados: Dos adolescentes pesquisados, o sexo feminino apresentou maior acesso e maior cobertura vacinal anual a vacina contra o HPV, representado respectivamente por 74,91% e 46,20% dos escolares. No entanto, de acordo com as informações do DATASUS, referentes ao acesso dos adolescentes demostraram que os meninos tiveram um maior acesso í  vacina representado por 20,04%, e também uma maior cobertura vacinal anual representado por 8,97%. Conclusão: O acesso e a cobertura vacinal para este imunobiológico apresentam-se bem abaixo do recomendado, demandando assim, novas ações com objetivo de aumentar a adesão desses adolescentes a vacina.

Biografia do Autor

Brenda Moreira Loiola

Acadêmica do curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí­; Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva - UFPI/CNPq (Picos-PI, Brasil).

Pallysson Paulo da Silva

Acadêmico do curso de Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí­. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva - UFPI/CNPq (Picos-PI, Brasil).

Simone Barroso de Carvalho

Enfermeira. Mestre em Saúde e Comunidade. Especialista em Enfermagem em Cuidado pré-natal, Gestão em Saúde e UTI. Plantonista do Hospital Regional Justino Luz (Picos-PI, Brasil).

Edina Araújo Rodrigues Oliveira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Adjunto I do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí­. Membro do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva - UFPI/CNPq (Picos-PI, Brasil).

Lany Leide de Castro Rocha Campelo

Enfermeira. Mestre e Doutora em Ciências (EEUSP). Pesquisadora colaboradora do Grupo de Estudos em Enfermagem e Famí­lia e do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva, Coordenadora do Programa de Extensão Mais Sorriso mais Saúde e coordenadora do Estágio Curricular I e II do curso de Enfermagem da UFPI.

Luí­sa Helena de Oliveira Lima

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da UFPI, Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências e Saúde; Saúde e Comunidade e do Mestrado Profissional em Saúde da Famí­lia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva UFPI/CNPq.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Moreira Loiola, B. ., da Silva, P. P. ., Barroso de Carvalho, S. ., Araújo Rodrigues Oliveira, E. ., de Castro Rocha Campelo , L. L. ., & de Oliveira Lima, L. H. . (2020). Situação vacinal de adolescentes escolares contra o HPV e fatores associados. Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4106–4115. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4106-4115

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos