A mulher com transtorno mental ví­tima de violência por parceiro í­ntimo: revisão integrativa

Autores

  • Pedro Camilo Calado da Silva
  • Crisllayne Ohanna do Nascimento Pereira
  • Robervam de Moura Pedroza
  • Silvana Cavalcanti dos Santos
  • Valdirene Pereira da Silva Carvalho
  • Valquí­ria Farias Bezerra Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p4031-4040

Palavras-chave:

Violência contra a mulher, Violência por parceiro í­ntimo, Maus-tratos conjugais, Transtornos mentais, Serviços de saúde mental

Resumo

Objetivo: Analisar na literatura o atendimento í s mulheres portadoras de transtornos mentais ví­timas de violência por parceiro í­ntimo na Rede de Atenção Psicossocial. Metodologia: Revisão integrativa realizada nas bases MEDLINE, LILACS, SCiELO e BDENF através do cruzamento de 6 descritores em 3 idiomas. Resultados: Foram identificadas 10.579 produções primárias e incluí­dos 3 artigos segundo critérios de inclusão. Evidenciou-se a inexistência de protocolos e desqualificação técnica dos profissionais para essa demanda. Conclusão: O fomento a pesquisas sobre essa temática contribuirá para a qualificação profissional e para superação da invisibilidade das mulheres ví­timas de violência com transtorno mental.

Biografia do Autor

Pedro Camilo Calado da Silva

Estudante do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira, Bolsista do Programa de Iniciação Acadêmica – FACEPE.

Crisllayne Ohanna do Nascimento Pereira

Estudante do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira, Bolsista do Programa de Iniciação Acadêmica – IFPE

Robervam de Moura Pedroza

Bacharel em Enfermagem, Especialista em Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, Mestre em Saúde da Famí­lia, Professor e Coordenador do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira.

Silvana Cavalcanti dos Santos

Bacharel em Enfermagem, Especialista e Mestre em Saúde Pública, Doutoranda em Gestão e Economia da Saúde, Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira.

Valdirene Pereira da Silva Carvalho

Bacharel em Enfermagem, Especialista em Saúde Pública, Mestre em Gestão e Economia da Saúde, Doutoranda em Ciências da Saúde, Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira.

Valquí­ria Farias Bezerra Barbosa

Bacharel em Enfermagem, Especialista em Educação Profissional e Tecnológica-írea Saúde, Doutora em Ciências Humanas, Lí­der do Grupo de Pesquisa Cuidado e Promoção í  Saúde, Professora do Curso de Bacharelado em Enfermagem, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Pesqueira e do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), Instituto Federal de Pernambuco, Campus Olinda.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Calado da Silva , P. C. ., Ohanna do Nascimento Pereira , C. ., de Moura Pedroza , R. ., Cavalcanti dos Santos , S. ., Pereira da Silva Carvalho, V. ., & Farias Bezerra Barbosa , V. . (2020). A mulher com transtorno mental ví­tima de violência por parceiro í­ntimo: revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 4031–4040. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p4031-4040

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos