Prevenção do desmame precoce de lactentes na perspectiva interprofissional da Equipe Saúde da Famí­lia

Autores

  • Adriana Feitosa da Silva Matos
  • Ana Caroline Soares Ribeiro da Silva
  • Eli de Oliveira Bastos
  • Francilene Neves de Amorim
  • Pamella Araújo Costa
  • Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3971-3980

Palavras-chave:

Desmame, Promoção da Saúde, Saúde Pública

Resumo

Objetivo: conhecer as ações de prevenção do desmame precoce de lactentes na perspectiva interprofissional da equipe de saúde da famí­lia. Método: Estudo descritivo de abordagem qualitativa, utilizada a entrevista semi-estruturada de análise temática. Resultado: Este estudo mostrou desconhecimento da maior parte da equipe de saúde da famí­lia em relação ao conceito da interprofissionalidade. A falta de conhecimento pode interferir na organização do processo trabalho, afetando a qualidade do atendimento a criança e a mulher na atenção básica. Em relação ao desmame precoce a equipe desenvolve ações multiprofissionais para a prevenção de forma individual e coletiva nos cenários como unidade de saúde da famí­lia, no consultório, nas escolas, nas visitas domiciliares e nas igrejas, enfatizando a importância do aleitamento materno. Conclusão: Dessa forma, é necessário que a equipe aprenda sobre a importância de fazer junto o planejamento e a execução das ações de prevenção ao desmame precoce, compreendendo a atuação interprofissional.

Biografia do Autor

Adriana Feitosa da Silva Matos

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário – UNIVAG.

Ana Caroline Soares Ribeiro da Silva

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário – UNIVAG.

Eli de Oliveira Bastos

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário – UNIVAG.

Francilene Neves de Amorim

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário – UNIVAG.

Pamella Araújo Costa

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário – UNIVAG.

Roselma Marcele da Silva Alexandre Kawakami

Enfermeira. Especialista em Auditoria dos Serviços de Saúde. Especialista em Vigilância em Saúde. Mestra do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente docente no Centro Universitário – UNIVAG.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Feitosa da Silva Matos, A. ., Soares Ribeiro da Silva, A. C. ., de Oliveira Bastos, E. ., Neves de Amorim, F. ., Araújo Costa, P. ., & da Silva Alexandre Kawakami, R. M. . (2020). Prevenção do desmame precoce de lactentes na perspectiva interprofissional da Equipe Saúde da Famí­lia. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3971–3980. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3971-3980

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos