Reações adversas í  doação de sangue: uma revisão integrativa

Autores

  • Luciana Medeiros Paungartner
  • Amanda Pereira Ferreira Dellanhese
  • Bruna Amorin
  • Morgana Thaí­s Carollo Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3951-3958

Palavras-chave:

Efeitos Adversos, Doadores de Sangue

Resumo

Objetivo: Identificar as reações adversas mais prevalentes í  doação de sangue. Métodos: Revisão bibliográfica integrativa, com artigos cientí­ficos indexados nas bases de dados PUBMED e LILACS através dos descritores: "adverse effects" e "blood donors". Utilizou-se os operadores boleanos "AND" e "OR". Os artigos resgatados foram aqueles publicados entre 2013 e 2018. O estudo foi realizado de março a maio de 2018. Resultados: Foram encontrados 119 artigos através das buscas nas bases de dados, restando 13 artigos para leitura na í­ntegra, sendo incluí­dos somente 04 a partir da literatura cinza por relação com o tema. Constatou-se uma baixa ocorrência de reações adversas em relação í  proporção de doadores. Observa-se predomí­nio das reações adversas de grau leve, seguida pelas reações de grau moderado e grave. Conclusões: Conhecer os sinais e sintomas dos eventos adversos proporcionará o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento para controle da reação adversa í  doação de sangue.

Biografia do Autor

Luciana Medeiros Paungartner

Enfermeira - Pós Graduação em UTI Geral e Gestão da Assistência Intensiva ao Paciente Crí­tico – Instituto Faveni – em andamento.

Amanda Pereira Ferreira Dellanhese

Enfermeira. Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Colaboradora da Residência Integrada Multiprofissional em SauÌde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Bruna Amorin

Pós-Doutora em Terapia Celular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Centro de Processamento Celular Avançado do Hospital de Clí­nicas de Porto Alegre e Professora da Cesuca Faculdade Inedi.

Morgana Thaí­s Carollo Fernandes

Enfermeira. Pós-Doutoranda em Saúde da Criança pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista pela University of Toronto (UofT). Professora Colaboradora da Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Pesquisadora Associada do Programa de Extensão e Pesquisa em Saúde Urbana, Ambiente e Desigualdades da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Medeiros Paungartner , L. ., Pereira Ferreira Dellanhese, A. ., Amorin, B. ., & Carollo Fernandes, M. T. . (2020). Reações adversas í  doação de sangue: uma revisão integrativa. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3951–3958. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3951-3958

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos