Acolhimento e Organização do Processo de Trabalho em Unidade de Atenção Primária em Caucaia – CE

Autores

  • Larissa Rocha Pereira
  • Joverlandia dos Santos Mota
  • Rafael Dias de Melo
  • Diego Mendonça Viana

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3923-3934

Palavras-chave:

Acolhimento, Atenção Primária í  Saúde, Saúde da Famí­lia

Resumo

Objetivo: objetivou-se sistematizar a experiência de implementação do acolhimento como estratégia de organização do processo de trabalho em uma Unidade de Atenção Primária do municí­pio de Caucaia – CE. Método: trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado no perí­odo de julho a agosto de 2018. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados os registros, relatórios, apresentações e atas das reuniões sobre o andamento do processo de implementação do acolhimento na unidade. Resultados: para o processo de implementação do acolhimento foram realizados encontros coordenados pela educação permanente em saúde, a coordenadora do distrito de saúde e gestora da unidade, onde os profissionais propuseram a melhor forma de reorganização do processo de trabalho para atender as necessidades da comunidade. Conclusão: percebeu- se, a partir da implementação desse serviço, que o acolhimento proporcionou mudanças significativas na relação entre equipe de saúde e usuários, assim como possibilitou a reorganização do fluxo de atendimento dentro da unidade.

Biografia do Autor

Larissa Rocha Pereira

Enfermeira Residente pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Famí­lia e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE).

Joverlandia dos Santos Mota

Enfermeira. Mestre em Saúde da Famí­lia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/FIOCRUZ. Preceptora de Campo do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Famí­lia e Comunidade da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE).

Rafael Dias de Melo

Biólogo-Sanitarista. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tutor do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESPCE).

Diego Mendonça Viana

Psicólogo. Mestre em Saúde da Famí­lia, pela Universidade Federal do Ceará (UFC)/FIOCRUZ. Pesquisador e Docente. Técnico de Referência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Umirim-CE.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Rocha Pereira, L. ., dos Santos Mota, J. ., Dias de Melo, R. ., & Mendonça Viana, D. . (2020). Acolhimento e Organização do Processo de Trabalho em Unidade de Atenção Primária em Caucaia – CE . Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3923–3934. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3923-3934

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos