Elaboração e implantação de protocolo de condutas no extravasamento de medicamentos não quimioterápicos

Autores

  • Karina Alexandra Batista da Silva Freitas
  • Talita Oliveira de Lima
  • Andrezza Beluomini de Castro
  • Karen Aline Batista da Silva
  • Alessandra Passarelli Vigliassi
  • Regina Célia Popim

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3913-3922

Palavras-chave:

Extravasamento de Materiais Terapêuticos e Diagnósticos, Cuidados de Enfermagem, Protocolos de Enfermagem, Relato de Experiência

Resumo

Objetivo: Descrever a experiência na elaboração e implantação de um protocolo de condutas frente ao extravasamento de medicamentos não quimioterápicos. Método: Pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, realizada após a implantação do Time de Cateter de um Hospital Público, de ní­vel quaternário, do interior do Estado de São Paulo, com a finalidade de elaboração de protocolo assistencial frente ao extravasamento de medicamentos não quimioterápicos. As ações foram divididas em quatro fases, que vão desde o conhecimento do time, até a mensuração dos resultados. Realizada pesquisa na literatura recente para construção do protocolo. Resultados: O protocolo foi elaborado, revisado e validado. Traz os principais sinais e sintomas que podem ocorrer, um quadro com as medicações vesicantes e qual a compressa utilizar, além de um fluxograma que norteia a ação. Conclusão: Novos conhecimentos baseados em evidência foram adquiridos e a habilidade foi melhorada, proporcionando mais segurança durante um atendimento de extravasamento.

Biografia do Autor

Karina Alexandra Batista da Silva Freitas

Enfermeira mestre e doutoranda pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP. Supervisora do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Talita Oliveira de Lima

Mestre pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP. Enfermeira assistencial do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Andrezza Beluomini de Castro

Mestre e doutoranda pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP. Gerente de Enfermagem do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Karen Aline Batista da Silva

Doutora pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP. Diretora do Núcleo de Apoio í  Superintendência Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP).

Alessandra Passarelli Vigliassi

Enfermeira especialista em oncologia, membro do TIME de cateter do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP. Enfermeira assistencial do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Regina Célia Popim

Professora associada do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu- UNESP.

Publicado

2020-11-24

Como Citar

Batista da Silva Freitas, K. A. ., Oliveira de Lima, T. ., Beluomini de Castro, A. ., Batista da Silva, K. A. ., Passarelli Vigliassi, A. ., & Popim, R. C. . (2020). Elaboração e implantação de protocolo de condutas no extravasamento de medicamentos não quimioterápicos. Saúde Coletiva (Barueri), 10(58), 3913–3922. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i58p3913-3922

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos