Governo de SP e FIDI levam carreta da mamografia ao Ibirapuera

2021-11-24
Serviço estadual estará no Parque do Ibirapuera 25 até 28 de novembro e em Taboão,30 de novembro até dia 11 de dezembro

Após pausa de itinerário durante a pandemia, iniciativa volta respeitando os protocolos de segurança

A carreta-móvel do programa "Mulheres de Peito" estará no Parque do Ibirapuera entre os dias 25 e 28 de novembro para realizar mamografias gratuitas. O serviço é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico por Imagem (FIDI), responsável por fornecer equipamentos para auxílio de diagnóstico a diversos hospitais estaduais.

Podem realizar o exame mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos, munidas do pedido médico, RG e cartão do SUS. Já quem possui idades entre 50 e 69 anos, podem comparecer apenas com RG e cartão do SUS, sem necessidade de pedido médico.

Instalado na Avenida Marechal Estênio Albuquerque Lima, nº 413, as carretas irão funcionar de quinta a domingo, das 8h à 17h, (exceto feriados), a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Ao total, serão realizados 50 exames diariamente.

As imagens capturadas nos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 2 dias após a realização do exame.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado. Para isso, as carretas percorrem os municípios paulistas ininterruptamente.

As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia e agentes administrativos. E para contribuir com a agilidade do diagnóstico, cada veículo é equipado com 02 aparelhos de mamografia, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, computadores e mobiliários.

Protocolos de segurança

Após itinerários preventivamente suspensos no início da pandemia, o programa "Mulheres de Peito" retorna seguindo protocolos rígidos de combate à Covid-19, sempre exigindo o uso de máscara, distanciamento e higienização das mãos - medidas válidas tanto para a equipe, quanto às pacientes.

O projeto existe desde 2014 e as carretas já percorreram mais de 300 locais. No total, já foram realizadas cerca de 230 mil mamografias, 7 mil ultrassons, 700 biópsias e mais de 2 mil mulheres encaminhadas para exames complementares e/ou início do tratamento oncológico em unidades estaduais especializadas.

Carreta de Mamografia em Taboão da Serra

A carreta-móvel também realizará exames em Taboão da Serra, iniciando no dia 30 de novembro e permanecendo no local até 11 de dezembro. Instalado no Shopping Taboão da Serra, Rod. Régis Bittencourt, 2643, o programa funcionará: de segunda à sexta-feira, das 8h à 17h, e aos sábados, das 8h às 12h (exceto feriados), a partir da distribuição de senhas no período da manhã. Ao total, serão realizados 50 exames diariamente e, aos sábados, 25.

Para realizar o exame mulheres de 35 a 49 anos e acima de 70 anos precisam estar munidas do pedido médico, RG e cartão do SUS. Já quem possui idades entre 50 e 69 anos, podem comparecer apenas com RG e cartão do SUS, sem necessidade de pedido médico.   Por: Máquina Cohn & Wolfe