Avanço da vacinação contra a Covid-19 é oportunidade para realizar doação no Banco de Sangue do HSPE

2021-11-23

Os estoques ainda estão 31% abaixo do esperado e preocupam os especialistas quanto a possíveis emergências

Dados do Banco de Sangue do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) mostram um aumento de 20% no número de doações entre outubro de 2020 e 2021 devido ao avanço da vacinação contra a Covid-19. Segundo o Dr. Fabio Lino, diretor do Serviço de Hemoterapia, "as pessoas se sentem mais seguras para sair de casa e estão mais conscientes também da importância da doação de sangue", explica.

Ainda que o volume de sangue doado neste ano tenha suprido as demandas de rotina do HSPE, os estoques estão 31% abaixo do esperado e preocupa os especialistas quanto a possíveis emergências.

Em 2019, 13.083 pessoas doaram sangue no HSPE entre janeiro e outubro. No mesmo período de 2021 apenas 9.065, o que significa que o número de doações ainda é baixo se comparado aos anos anteriores. "Os estoques precisam estar cheios. E neste 25 de novembro, Dia Nacional do Doador de Sangue, é a chance de fazer a diferença", explica Fabio.

Antes de doar, veja abaixo alguns dos critérios necessários de acordo com as orientações do Ministério da Saúde:

- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (Menores devem estar acompanhados do responsável legal para doar);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem o procedimento);
- Estar descansado;
- Candidatos que estiveram no exterior não podem doar sangue por 14 dias a partir da data do retorno;
- Voluntários que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 ficam impedidos de doar sangue por 14 dias;
- Doadores que apresentaram sintomas de possível infecção pelo novo coronavírus (casos suspeitos) poderão doar sangue após 14 dias do desaparecimento dos sintomas;
- Aqueles que apresentaram diagnóstico positivo de Covid-19 só poderão doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa (sem sintomas).

Banco de Sangue do HSPE funciona de segunda a sexta, das 9h às 16h, e aos sábado, das 8h às 16h. O acesso é pela Rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino, São Paulo/SP. Próximo à estação de metrô AACD-Servidor, linha Lilás.

É importante ressaltar que são impedidos de doar sangue os diagnosticados com Covid-19, durante 30 dias após o fim dos sintomas. Já os que foram vacinados contra a doença com a CoronaVac, devem esperar 2 dias, com a AstraZeneca/Oxford e a Pfizer 7 dias, para realizar o procedimento, de acordo com informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Sobre o Iamspe
O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.

São mais de duas mil opções de atendimento no Estado, incluindo hospitais, clínicas de fisioterapia, médicos e laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de postos de atendimentos próprios no interior, os Ceamas, e o Hospital do Servidor Público Estadual, na Capital. O Iamspe é um órgão do Governo do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria de Orçamento e Gestão.

Por: A4&Holofote Comunicação