XXII Congresso SBOC reúne especialistas para impulsionar o cuidado oncológico no país

2021-11-08

Com formato híbrido, evento contará com cerca de 3 mil participantes nacionais e internacionais

Salvador (BA), berço da medicina no Brasil por abrigar a primeira faculdade médica do país, sediará o XXII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, entre 17 e 20 de novembro. Este é o maior evento híbrido da oncologia latino-americana em 2021 e trará atividades presenciais e remotas. São 30 convidados internacionais e 300 convidados nacionais para debater os avanços na oncologia e os desafios do cenário pós-pandêmico para atender pacientes oncológicos que tiveram seus tratamentos suspensos ou que ainda estão com seus diagnósticos atrasados devido ao atual cenário.

A edição do Congresso, organizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), selecionou especialistas e montou uma grade diversificada, relevante e com 50% da bancada formada por mulheres, para proporcionar aos inscritos discussões amplas, com novas lideranças da oncologia e contemplando equidade de gênero.

O caráter inclusivo do formato do Congresso contempla, ainda, discussões sobre os principais tipos de câncer que afetam a população, neoplasias raras, áreas em evidência da ciência e prática oncológica. Além do foco no diagnóstico e tratamento, o evento traz amplo debate sobre sistemas de saúde, acesso e políticas públicas, bem como diretrizes para nortear a atuação dos profissionais de maneira assertiva, a fim de minimizar os efeitos da pandemia no estado geral de pacientes oncológicos.

A programação híbrida visa oferecer segurança e inovação aos participantes promovendo a interatividade com todos os congressistas – presenciais e virtuais –, os palestrantes nacionais das sessões ao vivo participarão diretamente de Salvador. Dessa forma, a SBOC oferecerá atualização científica e profissional a participantes de qualquer região do Brasil e do mundo.

 Dentre os inúmeros eventos previstos para o Congresso SBOC 2021 estão Joint Sessions com a Associação Americana Para Pesquisa do Câncer (AACR), a Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) e Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO). As sessões serão realizadas no formato híbrido (virtual e presencial), reforçando a oportunidade de agregar conhecimento e expandir a discussão entre participantes de todo o País.

Também serão debatidos pontos que abordam a complexidade do sistema de saúde brasileiro, como a atuação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (CONITEC) e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Neste fórum presencial, previsto para 17 de novembro, os coordenadores visam entender o funcionamento dos órgãos regulatórios brasileiros para garantir mais integração e justiça às políticas de acesso às tecnologias de saúde.

O mesmo fórum abordará a incorporação de antineoplásicos orais na saúde suplementar. O objetivo é debater os ajustes necessários nas regras para acesso por pacientes que buscam este tratamento junto a planos de saúde. O assunto vem sendo evidenciado, principalmente, após o veto ao PL da quimio oral, em julho de 2021.

SOBRE O XXII CONGRESSO BRASILEIRO DE ONCOLOGIA CLÍNICA

De 17 a 20 de novembro de 2021

Evento híbrido | Presencialmente no Centro de Convenções de Salvador + Transmissões Virtuais.

Inscrições e programação disponível em: https://www.congressosboc.com.br/

SOBRE A SBOC - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ONCOLOGIA CLÍNICA 

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é a entidade nacional que representa mais de 2,5 mil especialistas em oncologia clínica distribuídos pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Fundada em 1981, a SBOC tem como objetivo fortalecer a prática médica da Oncologia Clínica no Brasil, de modo a contribuir afirmativamente para a saúde da população brasileira. É presidida pela médica oncologista Dra. Clarissa Mathias, eleita para a gestão do biênio 2019/2021. 

Por: Edelman Brasil