Rastreamento de depressão em idosos residentes em instituições de longa permanência

Autores

  • Clarice de Andrade Escola Superior de Cruzeiro - ESC
  • Eliane Ribeiro dos Santos Escola Superior de Cruzeiro - ESC
  • Hercules de Oliveira Carmo Escola Superior de Cruzeiro - ESC
  • Silvia Maria de Carvalho Farias Escola Superior de Cruzeiro - ESC

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6179-6190

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso, Depressão, Instituição de longa permanência para idosos, Enfermagem

Resumo

Objetivo: rastrear indí­cios de depressão em idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI"™s). Método: estudo quantitativo, exploratório e descritivo, realizado em duas ILPI"™s, situadas no estado de São Paulo, no ano de 2017. Para a coleta de dados, empregou dois instrumentos, sendo: um para traçar o perfil dos idosos e o outro, a Escala de Depressão Geriátrica (EDG-15) pelas propriedades psicométricas e facilidade de aplicação. O tratamento e análise dos dados foram realizados pela estatí­stica descritiva. Aprovado pelo CEP sob CAAE 65985917.2.0000.5431. Resultados: participaram 31 idosos, detectou-se que: 16 (94%) residentes na ILPI A e seis (43%) da ILPI B apresentaram escore igual ou superior a seis pontos, caracterizando-se assim, indí­cios para depressão, e tendo como maior predisposição, os idosos do sexo masculino (68%) e os divorciados (36%). Conclusão: torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias no enfrentamento dos indí­cios de depressão e melhoria da qualidade de vida nas ILPI"™s.

Biografia do Autor

Clarice de Andrade, Escola Superior de Cruzeiro - ESC

Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pela Escola Superior do Cruzeiro (ESC), Cruzeiro, SP.

Eliane Ribeiro dos Santos, Escola Superior de Cruzeiro - ESC

Enfermeira. Bacharel em Enfermagem pela Escola Superior do Cruzeiro (ESC), Cruzeiro, SP.

Hercules de Oliveira Carmo, Escola Superior de Cruzeiro - ESC

Enfermeiro. Docente em Enfermagem da Escola Superior do Cruzeiro (ESC). Doutorando em Gerenciamento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP).

Silvia Maria de Carvalho Farias, Escola Superior de Cruzeiro - ESC

Enfermeira. Docente e Coordenadora do Curso de Graduação em Enfermagem da Escola Superior do Cruzeiro (ESC). Mestra em Unidade de Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva (SOBRATI/IBRATI).

Publicado

2021-09-02

Como Citar

de Andrade, C., Ribeiro dos Santos, E. ., de Oliveira Carmo, H., & de Carvalho Farias, S. M. (2021). Rastreamento de depressão em idosos residentes em instituições de longa permanência. Nursing (São Paulo), 24(280), 6179–6190. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6179-6190

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos