Religiosidade: estratégias de enfrentamento da sí­ndrome de burnout em profissionais da enfermagem

Autores

  • Rafael Ferreira Pureza de Oliveira
  • Michele de Oliveira Pereira
  • Patrí­cia de Fátima Alves Dias
  • Ronaldo Cardoso de Oliveira
  • Kelly Ramos do Rosário
  • Renata Kabyelle da Silva Correia Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6199-6210

Palavras-chave:

Enfermagem, Sí­ndrome de Burnout, Transtornos Mentais

Resumo

Objetivo: Descrever possí­veis contribuições da religiosidade no enfrentamento da Sí­ndrome de Burnout (SB) em profissionais da Enfermagem. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura, realizou-se a busca de estudos em periódicos nacionais nas bases de dados: SCIELO e Google Acadêmico, publicados no perí­odo de 2010 a 2020. Para critérios de inclusão foram utilizados: Sí­ndrome de Burnout; Enfermagem; Transtornos Mentais, de exclusão: Trauma; Convivência; Contentamento. Tomamos a Análise de Conteúdo Temática proposta por Minayo para analisar o material. Resultados: Foi possí­vel identificar que a dinâmica laboral dos profissionais de enfermagem provoca fatores estressores, logo a premência de intervenções. Conclusão: As estratégias de enfrentamento ao diagnóstico da Sí­ndrome de Burnout em profissionais da enfermagem necessitam de ações que favoreçam o equilí­brio emocional e espiritual, assim estes trabalhadores poderão atender as responsabilidades que a função exige. Ressalta-se que, independente da crença, busca-se um tratamento preventivo e ou curativo a partir da vivência religiosa.

Biografia do Autor

Rafael Ferreira Pureza de Oliveira

Profissional de Educação Fí­sica, professor de Educação Fí­sica do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus Santo Antônio de Pádua, mestrando em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Michele de Oliveira Pereira

Pedagoga, técnica do programa saúde na escola do Municí­pio de Vila Velha - ES e professora nas séries iniciais do fundamental do Municí­pio de Cariacica - ES, mestranda em Ciência das Religiões, Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Patrí­cia de Fátima Alves Dias

Graduada em Ciências Biológicas (UNIMES), especialização em Educação Inclusiva (FESL).

Ronaldo Cardoso de Oliveira

Sacerdote, psicanalista, mestrando em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Kelly Ramos do Rosário

Advogada, orientadora no núcleo de prática jurí­dica da Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (FADIVALE), mestranda em Ciência das Religiões, Faculdade Unida de Vitória (FUV).

Renata Kabyelle da Silva Correia Oliveira

Enfermeira, especialização em Educação Profissional na área de Saúde Pública (FIOCRUZ).

Publicado

2021-09-02

Como Citar

Ferreira Pureza de Oliveira, R. ., de Oliveira Pereira, M. ., de Fátima Alves Dias, P., Cardoso de Oliveira, R. ., Ramos do Rosário, K. ., & da Silva Correia Oliveira, R. K. . (2021). Religiosidade: estratégias de enfrentamento da sí­ndrome de burnout em profissionais da enfermagem. Nursing (São Paulo), 24(280), 6199–6210. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6199-6210

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos