Desafios enfrentados por enfermeiros obstetras para a promoção do parto domiciliar na contemporaneidade

Autores

  • Natália Rodrigues de Souza
  • Giovana de Sousa Cunha Lacerda
  • Marla Ariana Silva
  • Ana Luiza Marques Carneiro
  • Camila Souza de Almeida
  • Sumaya Giarola Cecilio
  • Débora

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4654-4665

Palavras-chave:

Enfermeiras Obstétricas, Parto Domiciliar, Promoção da Saúde

Resumo

Objetivo: Investigar as dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros obstetras na promoção do parto domiciliar, no sentido de confrontar com os dados apresentados pela literatura. Métodos: Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, realizado entre os meses de agosto e outubro de 2019, com sete enfermeiros obstetras de dois municí­pios de Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais guiadas por um roteiro semiestruturado, seguida de análise de conteúdo temático categorial. Resultados: A partir da leitura e interpretação do conteúdo, foi possí­vel estabelecer as seguintes categorias: 1) Domiciliar ou Hospitalar? Os motivos da escolha pela lente dos enfermeiros obstetras; 2) Forças constituintes do trabalho das enfermeiras obstetras na promoção do parto domiciliar. Conclusão: Enfermeiros obstetras enfrentam desafios na promoção do parto domiciliar, sendo muitos desses, relacionados ao conhecimento do paradigma curativista comum disseminado tanto pela população, quanto pelos próprios profissionais da equipe, que consideram o parto domiciliar uma prática inadequada.

Biografia do Autor

Natália Rodrigues de Souza

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Divinópolis. Técnica em patologia clí­nica. Doula.

Giovana de Sousa Cunha Lacerda

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Divinópolis.

Marla Ariana Silva

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais, unidade Divinópolis.

Ana Luiza Marques Carneiro

Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde.

Camila Souza de Almeida

Enfermeira. Mestre em Ciências. Doutora pela Escola de Enfermagem da UFMG. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis.

Sumaya Giarola Cecilio

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professor Assistente I. Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais. Belo Horizonte- Minas Gerais- Brasil.

Débora

Enfermeira. Mestre em Educação em Saúde e Enfermagem. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Divinópolis.

Publicado

2020-09-04

Como Citar

Rodrigues de Souza, N. ., de Sousa Cunha Lacerda, G. ., Silva, M. A. ., Marques Carneiro, A. L. ., Souza de Almeida, C. ., Giarola Cecilio, S. ., & Silva Souza, D. A. . (2020). Desafios enfrentados por enfermeiros obstetras para a promoção do parto domiciliar na contemporaneidade. Nursing (São Paulo), 23(268), 4654–4665. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i268p4654-4665

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos