Escala de Avaliação do Odor de Feridas Neoplásicas: Construção e Evidência de Validade de Conteúdo.

Autores

  • Thalyta Cássia de Freitas Martins Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa, MG, Brasil.
  • Laylla Meireles de Souza Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa, MG, Brasil.
  • Patrícia de Oliveira Salgado Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa, MG, Brasil.
  • Flávia Firmino Instituto Nacional de Câncer (INCA) - Unidade de Cuidados Paliativos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Érica Toledo de Mendonça Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa, MG, Brasil
  • Poliana Miranda Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Medicina e Enfermagem, Viçosa, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i281p6347-6354

Palavras-chave:

Enfermagem, Feridas, Neoplasias, Odor, Classificação, Escala

Resumo

Objetivo: Construir e obter a evidência de validade de conteúdo da Escala de Avaliação do Odor de Feridas Neoplásicas. Método: Estudo conduzido em 2019 em duas etapas: construção da escala a partir de revisão de literatura e validação a partir da avaliação de 17 juízes que responderam a um questionário por meio de ferramenta online. Foi aplicado o cálculo de índice de Validade de Conteúdo (IVC) para a análise dos dados. Resultados: As principais mudanças indicadas foram: retirada do swab para avaliar a carga microbiana e a inclusão do exsudato sanguinolento como item relevante na avaliação do odor. O IVC da escala foi de 0,91, indicando que 91% dos juízes consideraram a escala um instrumento relevante para avaliar o odor das feridas neoplásicas. Conclusão: A escala desenvolvida foi aprovada como instrumento de análise clínica que poderá auxiliar os profissionais na avaliação mais consistente do odor das feridas neoplásicas.

Publicado

2021-11-01

Como Citar

Thalyta Cássia de Freitas Martins, Laylla Meireles de Souza, Patrícia de Oliveira Salgado, Flávia Firmino, Érica Toledo de Mendonça, & Poliana Miranda. (2021). Escala de Avaliação do Odor de Feridas Neoplásicas: Construção e Evidência de Validade de Conteúdo . Nursing (São Paulo), 24(281), 6347–6354. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i281p6347-6354

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos