O olhar de enfermeiros assistenciais frente a implantação do programa Lean nas emergências hospitalares

Autores

  • Pamela Regina dos Santos
  • Nelsi Salete Tonini
  • Maristela Salete Maraschin
  • Fabieli Borges
  • Daniele Lopes

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6147-6156

Palavras-chave:

Gestão da Qualidade, Ocupação de Leitos, Enfermagem, Qualitativa, Assistência

Resumo

Objetivo: analisar o impacto na implantação do Projeto Lean, sob ótica de enfermeiros assistenciais. Método: estudo descritivo, exploratório, retrospectivo, documental, de abordagem qualitativa, com enfermeiros assistenciais lotados em um Hospital de Ensino. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, no ano de 2019. Utilizou-se Análise de Conteúdo na modalidade Temática. Resultados: Evidenciaram-se problemas como aumento da carga de trabalho e dimensionamento de pessoal incipiente. A equipe de enfermagem, durante a realização da assistência enfrenta limitações quando se refere ao dimensionamento inadequado e quantitativo insuficiente de profissionais e recursos materiais disponí­veis, tornando o trabalho desgastante. Conclusão: O estudo mostrou a necessidade de dimensionamento de pessoal de enfermagem adequado bem como previsão e provisão de materiais médico-hospitalares para uma assistência de qualidade, buscando agregar valor ao paciente bem como sua satisfação com o atendimento na Instituição.

Biografia do Autor

Pamela Regina dos Santos

Enfermeira. Aluna do Programa de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clí­nica Médica e Cirúrgica. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel/PR.

Nelsi Salete Tonini

Enfermeira. Doutora. Docente do Programa de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clí­nica Médica e Cirúrgica. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel/PR.

Maristela Salete Maraschin

Enfermeira. Mestre. Docente do Programa de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clí­nica Médica e Cirúrgica. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel/PR.

Fabieli Borges

Enfermeira. Mestre. Docente do Programa de Residência em Gerenciamento de Enfermagem em Clí­nica Médica e Cirúrgica. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel/PR.

Daniele Lopes

Enfermeira. Especialista. Hospital Universitário do Oeste do Paraná/ HUOP. Cascavel/PR.

Publicado

2021-09-02

Como Citar

dos Santos, P. R., Salete Tonini, N. ., Salete Maraschin, M. ., Borges, F. ., & Lopes, D. . (2021). O olhar de enfermeiros assistenciais frente a implantação do programa Lean nas emergências hospitalares. Nursing (São Paulo), 24(280), 6147–6156. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6147-6156

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos