O papel do enfermeiro gestor em pediatria: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Maria Aurélia da Silveira Assoni
  • Aryadne O'neil de Oliveira Souza Lourenço
  • Edna Ramos da Silva
  • Iraides Andrade Maia

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6135-6146

Palavras-chave:

Papel, Gestão, Enfermagem, Pediátrica

Resumo

Objetivo: O presente estudo trata-se de uma revisão integrativa que tem como objetivo identificar o que a literatura cientí­fica tem abordado sobre o papel do gestor de enfermagem pediátrica. Método: O material utilizado foi coletado nas bases de dados PubMed, Scielo e Lilacs, com o auxí­lio de descritores consultados no DeCS. O critério de inclusão foi o ano de publicação dos artigos e o critério de exclusão foi a ausência de palavras-chaves no tí­tulo e no resumo. Resultado: Foram encontrados 2.917 artigos, dos quais, 17 atenderam aos critérios de elegibilidade e foram incluí­dos nesta revisão. Conclusão: A literatura abordou três principais esferas que abrangem o papel do gestor como educador que promove e apoia a educação permanente; no dimensionamento de equipes e na promoção de um bom ambiente de trabalho; e no gerenciamento do atendimento de qualidade e na segurança do paciente.

Biografia do Autor

Maria Aurélia da Silveira Assoni

Enfermeira. Mestre em Ensino em Saúde. MBA Executivo em Saúde. Especialista em Preceptoria do SUS, Docência e Cuidados Intensivos e Emergência í  Criança e ao Adolescente. Hospital de Amor de Barretos.

Aryadne O'neil de Oliveira Souza Lourenço

Enfermeira com Pós-graduação em Gestão e Liderança em Enfermagem, Licenciatura e Qualificação em Coaching Integrado. Santa Casa de Misericórdia de Barretos.

Edna Ramos da Silva

Enfermeira com Pós-graduação em Docência, Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica e Gestão e Liderança em Enfermagem. Santa Casa de Misericórdia de Barretos.

Iraides Andrade Maia

Enfermeira com Pós-graduação em Gestão e Liderança em Enfermagem e Urgência e Emergência. Santa Casa de Misericórdia de Barretos

Publicado

2021-09-02

Como Citar

da Silveira Assoni, M. A. ., O’neil de Oliveira Souza Lourenço, A. ., Ramos da Silva, E. ., & Andrade Maia, I. . (2021). O papel do enfermeiro gestor em pediatria: revisão integrativa da literatura . Nursing (São Paulo), 24(280), 6135–6146. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i280p6135-6146

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos