A atuação da(o) enfermeira(o) na classificação de risco em obstetrí­cia: uma revisão integrativa

Autores

  • Michelle Araújo Moreira
  • Miriam Santos Carvalho
  • José Carlos de Araújo Junior
  • Polliana Santos Ribeiro
  • Carla Daiane Costa Dutra
  • Patrí­cia Figueiredo Marques

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i279p6053-6062

Palavras-chave:

Risco, Obstetrí­cia, Saúde da Mulher, Enfermagem

Resumo

Objetivo: apresentar as evidências cientí­ficas sobre a atuação da(o) enfermeira(o) na classificação de risco em obstetrí­cia. Método: trata-se de um estudo qualitativo, do tipo revisão integrativa, realizado nas bases de dados SciELO e PubMed, na série temporal de 2011 a 2021, no idioma português, com os descritores e operadores boleanos. Resultados: Identificou-se um conjunto de 105 publicações sobre a temática no SciELO e 86 na PubMed. Do total de 191 publicações identificadas, segundo a combinação dos descritores e acréscimos de booleanos, 4 foram consideradas para análise, que demonstravam a(o) enfermeira(o) como principal profissional na classificação de risco í s gestantes devido í  sua assistência eficaz, ágil e resolutiva, reduzindo os riscos í  saúde do binômio e impactando sobre a mortalidade materno-infantil. Conclusão: percebe-se que a utilização da Classificação de Risco í s gestantes e í  sua realização pela Enfermagem, proporciona melhorias no serviço, promovendo eficácia no atendimento as urgências e emergências obstétricas.

Biografia do Autor

Michelle Araújo Moreira

Enfermeira. Professora Titular do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Pós-doutora em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Mestre em Enfermagem, Especialista em Saúde Pública, Especialista em Enfermagem Obstétrica, Especialista em Cuidado Pré-natal.

Miriam Santos Carvalho

Graduanda de Enfermagem, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

José Carlos de Araújo Junior

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Obstétrica. Professor Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Polliana Santos Ribeiro

Enfermeira. Residente em Saúde da Famí­lia, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Carla Daiane Costa Dutra

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, Doutoranda em Ciências, Especialista em Gerontologia, Especialista em Pedagogias Diferenciadas e Especialista em Gestão da Atenção Básica, Enfermeira. Professora Assistente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Patrí­cia Figueiredo Marques

Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Mestre em Enfermagem, Doutora em Enfermagem, Especialista em Metodologia do Ensino Superior, Enfermeira.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Araújo Moreira, M. ., Santos Carvalho, M. ., de Araújo Junior, J. C., Santos Ribeiro, P. ., Daiane Costa Dutra, C. ., & Figueiredo Marques, P. . (2021). A atuação da(o) enfermeira(o) na classificação de risco em obstetrí­cia: uma revisão integrativa. Nursing (São Paulo), 24(279), 6053–6062. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i279p6053-6062

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos