Violência obstétrica: fatores desencadeantes e medidas preventivas de enfermagem

Autores

  • Maria Patrí­cia Vitorino de Sousa
  • Lohany Stéfhany Alves dos Santos
  • Geovanna Renaissa Ferreira Caldas
  • Francisco de Assis Moura Batista
  • Cicero Rafael Lopes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i279p6015-6024

Palavras-chave:

Violência Obstétrica, Assistência de Enfermagem, Saúde da Mulher

Resumo

OBJETIVO: Caracterizar os fatores que ocasionam a violência obstétrica e a importância da enfermagem no desenvolvimento de medidas preventivas. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura com metassí­ntese, com utilização do protocolo PRISMA. Realizou-se a pesquisa referida na fonte de busca: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e nas bases de dados: SCIELO e LILACS, apresentando uma totalidade de 61 documentos. Após estabelecimento e aplicação dos critérios de inclusão: artigos disponí­veis gratuitos, publicados entre 2015 a 2020, em lí­ngua portuguesa, inglesa e espanhola e exclusão: não apresentassem í  temática, repetitivos, dissertações e resumos, resultando em um total de 10 artigos. RESULTADOS: O processo do parto é um acontecimento repleto de possí­veis equí­vocos, condutas dolorosas e negligências, que podem gerar a violência obstétrica causando traumas fí­sicos e psicológicos irreversí­veis. CONCLUSíO: Por meio desse estudo buscou destacar a importância de minimizar as praticas abusiva, com o uso de estratégias que efetivem programas e polí­ticas voltadas ao binômio mãe-filho.

Biografia do Autor

Maria Patrí­cia Vitorino de Sousa

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Juazeiro do Norte- CE (UNIJUAZEIRO). Pós-graduanda em Enfermagem em pediatria e saúde mental (FAVENI).

Lohany Stéfhany Alves dos Santos

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Juazeiro do Norte- CE (UNIJUAZEIRO). Pós- graduanda em Docência do ensino superior e Enfermagem em UTI (FAVENI).

Geovanna Renaissa Ferreira Caldas

Acadêmica de Enfermagem do Centro Universitário de Juazeiro do Norte- CE (UNIJUAZEIRO).

Francisco de Assis Moura Batista

Acadêmico de Enfermagem do Centro Universitário de Juazeiro do Norte- CE (UNIJUAZEIRO). Pós-graduando em Saúde Pública com Ênfase em Estratégia de Saúde da Famí­lia (FAVENI).

Cicero Rafael Lopes da Silva

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Dermatológica, Pós graduando em Docência do Ensino Superior - UNIJUAZEIRO e em Gerontologia e saúde do idoso - FAVENI, Docente da graduação em Enfermagem - UNIJUAZEIRO.

Publicado

2021-08-02

Como Citar

Vitorino de Sousa, M. P. ., Alves dos Santos , L. S. ., Ferreira Caldas, G. R. ., de Assis Moura Batista, F. ., & Lopes da Silva, C. R. . (2021). Violência obstétrica: fatores desencadeantes e medidas preventivas de enfermagem. Nursing (São Paulo), 24(279), 6015–6024. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i279p6015-6024

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos