O conhecimento da equipe de enfermagem no uso de protocolos para atendimento de paciente politraumatizado

Autores

  • Juliana Kaori Ikeda Loureiro
  • Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi
  • Shirlene Pavelqueires
  • Elza de Fátima Ribeiro Higa

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i278p5958-5967

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Ferimentos e lesões, Equipe de enfermagem, Protocolos de enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar as representações sociais da equipe de enfermagem sobre o conhecimento técnico cientí­fico dos protocolos para atendimento de paciente politraumatizados. Método: pesquisa de campo e qualitativa com dados coletados por entrevistas semiestruturadas áudio-gravadas no mês de dezembro de 2019. Resultados: A análise dos dados obtidos permitiram construir seis discursos a partir das expressões-chave, com suas respectivas ideias centrais. Considerações Finais: A equipe de enfermagem apesar de realizar algumas das etapas do protocolo preconizado pela instituição, de forma assistemática, têm dificuldades em reconhecer e o significado de protocolos.

Biografia do Autor

Juliana Kaori Ikeda Loureiro

Enfermeira. Residente em Saúde da Famí­lia, Escola de Saúde Pública de Florianópolis. Florianópolis (SC), Brasil.

Joyce Fernanda Soares Albino Ghezzi

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior e Formação Integral – FAEF. Marí­lia (SP), Brasil.

Shirlene Pavelqueires

Professora Doutora da Disciplina de Enfermagem Clí­nica da Faculdade de Medicina de Marí­lia- FAMEMA e Professora Doutora do Curso de Medicina da Fundação Educacional Municipal de Assis- FEMA. Vera Cruz (SP), Brasil.

Elza de Fátima Ribeiro Higa

Docente da Faculdade de Medicina de Marí­lia.

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Kaori Ikeda Loureiro, J. ., Soares Albino Ghezzi, J. F. ., Pavelqueires, S. ., & de Fátima Ribeiro Higa, E. . (2021). O conhecimento da equipe de enfermagem no uso de protocolos para atendimento de paciente politraumatizado. Nursing (São Paulo), 24(278), 5958–5967. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i278p5958-5967

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos