Adesão aos indicadores de segurança do paciente na assistência em saúde em um hospital escola

Autores

  • Ana Cláudia Ramos de Paula
  • Nelsi Salete Tonini
  • Maristela Salete Maraschin
  • Daniele Lopes

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i278p5912-5921

Palavras-chave:

Segurança do paciente, Eventos adversos, Lesão por pressão

Resumo

Objetivo: identificar a adesão dos profissionais de um hospital escola, quanto a utilização dos indicadores de segurança do paciente preconizados pelo Ministério da Saúde. Método: estudo descritivo exploratório, retrospectivo, de abordagem quantitativa, foi avaliado a adesão aos indicadores de segurança do paciente no perí­odo de outubro de 2019 a março de 2020. A coleta de dados foi no mês de março de 2020, no Núcleo de Segurança do Paciente e Gestão da Qualidade, por meio de dados coletados mensalmente pelo setor. Resultados: A taxa média de adesão í  pulseira de identificação foi 81,9%; identificação do paciente, taxa média de 61,7%; média de adesão í  escala de Braden de 80,6% e a taxa de adesão a Escala de Morse, de 78,5%. Conclusão: o não cumprimento dos protocolos instituí­dos pela instituição relativa í  segurança do paciente expõe os usuários a eventos adversos prevení­eis e compromete a qualidade da assistência em saúde.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Ramos de Paula

Enfermeira. Residente do Programa de Residência em Enfermagem na Especialidade de Gerenciamento de Enfermagem em Clí­nica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel/PR.

Nelsi Salete Tonini

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo/USP. Docente do Programa de Residência em Enfermagem na Especialidade de Gerenciamento de Enfermagem em Clí­nica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel/PR.

Maristela Salete Maraschin

Enfermeira. Mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC. Docente do Programa de Residência em Enfermagem na Especialidade de Gerenciamento de Enfermagem em Clí­nica Médica e Cirúrgica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Cascavel/PR.

Daniele Lopes

Enfermeira Especialista em Gerenciamento de Enfermagem em Clí­nica Médica e Cirúrgica. Enfermeira Coordenadora do Núcleo de Segurança e Gestão da Qualidade do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Cascavel/PR.

Publicado

2021-06-30

Como Citar

Ramos de Paula, A. C. ., Salete Tonini, N. ., Salete Maraschin, M. ., & Lopes, D. . (2021). Adesão aos indicadores de segurança do paciente na assistência em saúde em um hospital escola . Nursing (São Paulo), 24(278), 5912–5921. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i278p5912-5921

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos