Burnout e saúde mental em tempos de pandemia de COVID -19: revisão sistemática com metanálise

Autores

  • Dayse Christina Rodrigues Pereira Luz
  • José Rafael Eduardo Campos
  • Pabllo de Oliveira Saraiva Bezerra
  • Jessika Brenda Rafael Campos
  • Anderson Marcos Vieira do Nascimento
  • Alyce Brito Barros

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5714-5725

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde Mental, Pandemia, COVID-19

Resumo

OBJETIVO: Identificar os impactos gerados pela pandemia na saúde mental dos profissionais enfermeiros. MÉTODO: Revisão sistemática com metassí­ntese, onde foi realizada uma busca nas bases de dados Google acadêmico e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS/SCIELO). Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde Burnout, esgotamento profissional, pandemia e COVID-19, fazendo uso do operador booleano AND. RESULTADOS: Após a realização da busca nas bases de dados mencionadas com os descritores elencados, foram encontrados 29 estudos. A posteriori foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão resultando em uma amostra final de 10 estudos. CONCLUSíO: Cargas horárias exaustivas, más condições de trabalho, deficiência no dimensionamento de pessoal, poucos recursos materiais, desvalorização e baixa remuneração. Esses fatores, associados ao medo de transmitir a doença para familiares e amigos, o isolamento social e outros aumentam o risco de desenvolvimento de problemas psicológicos causando efeitos deletérios í  saúde mental.

Biografia do Autor

Dayse Christina Rodrigues Pereira Luz

Pós Doutoranda em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário Saúde ABC - FMABC. Docente da Faculdade de Juazeiro do Norte – FJN.

José Rafael Eduardo Campos

Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Saúde do CNPq e Residente Multiprofissional com Ênfase em Neurologia e Neurocirurgia pela Escola de Saúde Pública HRC – ESP.

Pabllo de Oliveira Saraiva Bezerra

Graduando em Medicina pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte – Estácio e Membro Diretor da Liga Acadêmica de Neurocirurgia do Cariri – LANCIR.

Jessika Brenda Rafael Campos

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO e Residente Multiprofissional com Ênfase em Transplante pelo Hospital Universitário Walter Cantí­dio HUWC – UFC.

Anderson Marcos Vieira do Nascimento

Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraí­ba UEPB.

Alyce Brito Barros

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO.

Publicado

2021-05-17

Como Citar

Rodrigues Pereira Luz , D. C. ., Eduardo Campos, J. R. ., de Oliveira Saraiva Bezerra , P. ., Campos , J. B. R. ., Vieira do Nascimento, A. M. ., & Brito Barros, A. . (2021). Burnout e saúde mental em tempos de pandemia de COVID -19: revisão sistemática com metanálise. Nursing (São Paulo), 24(276), 5714–5725. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i276p5714-5725

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos