Sobrecarga de trabalho em cuidadores de idosos frágeis: revisão integrativa

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva
  • Cláudio Luí­s de Souza Santos
  • Fábio Batista Miranda
  • Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão
  • Valdira Vieira de Oliveira
  • Carolina dos Reis Alves

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i275p5566-5581

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idoso, Cuidadores

Resumo

Objetivo: analisar a sobrecarga de trabalho e suas conseqüências no cuidador de idosos frágeis. Método: trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com base em uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados online da Biblioteca Virtual de Saúde, sendo elas: LILACS e SCIELO. A amostra do estudo foi constituí­da por 14 artigos publicados entre 2009 e 2019. Utilizou-se um formulário como instrumento de coleta de dados. Resultados: os estudos enfatizam o ônus biopsicossocial decorrente do desgastante laboral, forjada numa repetitiva rotina diária incessante, muitas vezes durante anos, com sobrecarga de atividade no seu cotidiano, tratando não só de uma sobrecarga nas atividades, mas também de uma ameaça a sua saúde. Conclusão: a assistência do cuidador familiar requer uma atenção especial tendo em vista a prevenção de agravos a sua saúde, sendo que os cuidados com idosos dependentes são desgastantes e implica risco a saúde fí­sica e mental do cuidador.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Cláudio Luí­s de Souza Santos

Enfermeiro, Especialista em Saúde Mental pela Residência Multiprofissional da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Fábio Batista Miranda

Enfermeiro, Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGENFBIO/UNIRIO). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Patrí­cia Fonseca Coelho Galvão

Enfermeira, Mestre em Saúde e Ambiente, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luí­s, MA, Brasil.

Valdira Vieira de Oliveira

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros, MG, Brasil.

Carolina dos Reis Alves

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros, MG, Brasil.

Publicado

2021-04-09

Como Citar

Nogueira da Silva, P. L. ., de Souza Santos, C. L. ., Batista Miranda, F. ., Fonseca Coelho Galvão, A. P. ., Vieira de Oliveira, V. ., & dos Reis Alves, C. . (2021). Sobrecarga de trabalho em cuidadores de idosos frágeis: revisão integrativa. Nursing (São Paulo), 24(275), 5566–5581. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i275p5566-5581

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos