Ações de enfermagem para a prevenção e controle do delirium em pacientes pós-operatório de cirurgia cardí­aca: uma revisão integrativa

Autores

  • Jéssica Thais Nunes de Oliveira
  • Karla Cordeiro Gonçalves
  • Salete Maria de Fatima Silqueira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5433-5442

Palavras-chave:

Delirium, Cuidados de enfermagem, Procedimentos Cirúrgicos Cardí­acos

Resumo

Objetivo: Analisar as ações de enfermagem no controle e prevenção do delirium em pacientes pós-operatório de cirurgia cardí­aca apresentados na literatura. Método: Estudo de revisão integrativa da literatura. A busca e seleção dos artigos foi realizada através das bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, MEDCARIB, CUMED, Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e coleciona SUS. A amostra foi composta por nove estudos. Resultados: Identificamos entre as ações para o controle e prevenção do delirium a visita familiar estruturada, a comunicação, importância de realizar a orientação verbal sobre o tempo e espaço, reconhecer o delirium precocemente e utilizar escalas para o diagnóstico, sendo a CAM-ICU a mais recomendada e de melhor aplicação. Conclusão: A enfermagem é essencial para realizar ações preventivas e reconhecer o delirium, muitas ações de prevenção são realizadas e, a comunicação e a presença da famí­lia é fundamental para se prevenir essa patologia.

Biografia do Autor

Jéssica Thais Nunes de Oliveira

Enfermeira Residente em Saúde cardiovascular do Hospital das Clí­nicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG). Graduada em enfermagem pelo Centro Universidade de Belo Horizonte (UNIBH).

Karla Cordeiro Gonçalves

Enfermeira do HC-UFMG. Mestre em Ciências Aplicadas í  Saúde do Adulto pela UFMG. Especialista em cardiologia pelo Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).

Salete Maria de Fatima Silqueira

Enfermeira. Drª em Saúde Pública pela USP-Ribeirão Preto. Tutora da residência multiprofissional em Saúde Cardiovascular do HC-UFMG.

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Nunes de Oliveira, J. T. ., Cordeiro Gonçalves, K. ., & de Fatima Silqueira, S. M. (2021). Ações de enfermagem para a prevenção e controle do delirium em pacientes pós-operatório de cirurgia cardí­aca: uma revisão integrativa. Nursing (São Paulo), 24(274), 5433–5442. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5433-5442

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos