Alimentação e obesidade de crianças na fase pré-escolar: significados atribuídos pelos pais

Autores

  • Glaubert Custódio Cardoso de Faria
  • Sarah Alves Azevedo
  • Silmara Nunes Andrade
  • Flávia de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5389-5400

Palavras-chave:

Criança, Estudante, Obesidade

Resumo

Objetivos: Avaliar a percepção dos pais de crianças com sobrepeso ou obesidade, em relação à qualidade da alimentação dos seus filhos, na fase pré-escolar. Método: Estudo descritivo e qualitativo, realizado por meio de entrevistas semi-estruturadas, com pais de crianças com sobrepeso ou obesas matriculadas em um Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) e cadastrado nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) do município de Divinópolis-MG. Resultados: Em relação à caracterização dos pais, todos eram do sexo feminino. A faixa etária alternou entre 22 a 45 anos. A partir da análise dos dados, as categorias elencadas foram: Alimentação inadequada; Tecnologia e sedentarismo; A subestimação do sobre peso; Prevenção e tratamento da obesidade infantil nas ESF. Conclusão: Identificou-se a necessidade de um melhor preparo por parte dos profissionais de saúde em relação a correta nutrição das crianças e também um envolvimento entre esses profissionais, os pais e a escola.

Biografia do Autor

Glaubert Custódio Cardoso de Faria

Graduado em Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil.

Sarah Alves Azevedo

Graduada em Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Minas Gerais, Brasil.

Silmara Nunes Andrade

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Flávia de Oliveira

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Custódio Cardoso de Faria , G. ., Alves Azevedo, S. ., Nunes Andrade, S. ., & de Oliveira , F. (2021). Alimentação e obesidade de crianças na fase pré-escolar: significados atribuídos pelos pais. Nursing (São Paulo), 24(274), 5389-5400. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5389-5400

Edição

Seção

Artigos Científicos