Motivação dos homens na busca por assistência prestada pelas estratégias de saúde da família

Autores

  • Patrick Leonardo Nogueira da Silva
  • Emily Loyara Grilo Silva
  • Veridiana Martins Santos
  • Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão
  • Valdira Vieira de Oliveira
  • Carolina dos Reis Alves

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5377-5388

Palavras-chave:

Masculinidade, Saúde do homem, Atenção primária à saúde

Resumo

Objetivo: investigar a motivação dos homens na busca por assistência prestada pela Estratégia Saúde da Família. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizada em uma equipe de saúde da família, de modo que a amostra compreendeu 30 homens cadastrados na área de abrangência. Foi utilizado um questionário semiestruturado cujos dados foram analisados conforme epidemiologia descritiva. Resultados: trata-se de homens entre 20 e 74 anos; casados; Ensino Fundamental; predomínio da profissão de pedreiro os quais 67% trabalham no período diurno. Dos serviços procurados, 68% correspondem à Medicina cuja motivação da procura foi por consultas e exames. Quanto aos fatores dificultadores, destaca-se a resistência dos homens; a falta de tempo decorrente da dedicação ao trabalho; e ao comodismo. Conclusão: a motivação dos homens pela procura ao serviço ocorreu por ações de cunho curativo com predomínio de queixas agudas na qual as práticas preventivas não fazem parte do cotidiano.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva

Enfermeiro, Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (PPGCPS/UNIMONTES). Montes Claros, MG, Brasil.

Emily Loyara Grilo Silva

Enfermeira pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Montes Claros, MG, Brasil.

Veridiana Martins Santos

Enfermeira pelas Faculdades Unidas do Norte de Minas (FUNORTE). Montes Claros, MG, Brasil.

Ana Patrícia Fonseca Coelho Galvão

Enfermeira, Mestre em Saúde e Ambiente, Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Ceuma (UNICEUMA). São Luís, MA, Brasil.

Valdira Vieira de Oliveira

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros, MG, Brasil.

Carolina dos Reis Alves

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Professora do Departamento de Enfermagem da Faculdade Santo Agostinho (FASA). Montes Claros, MG, Brasil.

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Nogueira da Silva, P. L. ., Loyara Grilo Silva, E. ., Martins Santos, V. ., Fonseca Coelho Galvão, A. P. ., Vieira de Oliveira, V. ., & dos Reis Alves, C. . (2021). Motivação dos homens na busca por assistência prestada pelas estratégias de saúde da família. Nursing (São Paulo), 24(274), 5377-5388. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i274p5377-5388

Edição

Seção

Artigos Científicos