Time de acesso vascular e terapia infusional: satisfação da equipe de saúde em hospital pediátrico

Autores

  • Wilza Cabral Rodrigues da Silva
  • Sandra Alves Neves Araújo
  • Maria do Carmo da Costa
  • Ana Maria Abrunhosa Vasconcelos
  • Andreia Lopes Siqueira
  • Michele de Souza Bizari

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5267-5278

Palavras-chave:

Dispositivos de Acesso Vascular, Pessoal de Saúde, Satisfação do Paciente, Pediatria, Gestão da Qualidade

Resumo

Objetivos: Conhecer a satisfação e qualidade do serviço sobre time de acesso vascular e terapia infusional (TAVTI) e identificar a importância do TAVTI para a equipe de saúde. Metodo: Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória, descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. Aplicamos formulários para 149 profissionais. Resultados: Dos participantes, 46,97%(n:70) refere total satisfação frente ao TAVTI; a minoria 0,67%(n:1) demonstra insatisfação total; a maioria considera o serviço muito importante 71,14%(n:106) e excelente atuação para 44,96%(n:67). Apenas 1,34%(2) dos profissionais considerou a qualidade do trabalho regular. Dos participantes, 126 declararam: serviço humanizado; seguro para o paciente; necessita de capacitação e treinamento; material seguro; perí­odo integral. Conclusão: A atuação do TAVTI demonstra ser efetiva. Constatou-se a satisfação da equipe de saúde e a importância na pediatria devido í  preservação do acesso venoso e o desejo dos profissionais em manter o TAVTI perí­odo integral. Frente ao percentual de qualidade considerado, excelente e ótimo.

Biografia do Autor

Wilza Cabral Rodrigues da Silva

Enfermeira do Time de acesso vascular e Terapia Infusional do Hospital Infantil Cândido Fontoura. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Especialista em Emergência e UTI Saúde da Criança e Adolescente pelo Instituto da criança ICR-USP. São Paulo (SP). Brasil.

Sandra Alves Neves Araújo

Enfermeira do Time de acesso vascular e Terapia Infusional do Hospital Infantil Cândido Fontoura. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Guarulhos. Especialista em Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz.

Maria do Carmo da Costa

Enfermeira do Time de acesso vascular e Terapia Infusional do Hospital Infantil Cândido Fontoura.Enfermeira do Hospital Infantil Sabará. Especialista Neonotalogia pela Universidade Bandeirante. São Paulo (SP). Brasil.

Ana Maria Abrunhosa Vasconcelos

Enfermeira. Especialista em Segurança do Paciente pela Fundação Oswaldo Cruz. Diretoria Técnica de Saúde do Hospital Infantil Cândido Fontoura. Preceptor de estágio da Universidade Cruzeiro do Sul.

Andreia Lopes Siqueira

Técnica de enfermagem do Time de acesso vascular e Terapia Infusional do Hospital Infantil Cândido Fontoura. Graduação em enfermagem pela Universidade Nove de Julho. . São Paulo (SP). Brasil.

Michele de Souza Bizari

Auxiliar de enfermagem do Time de acesso vascular e Terapia Infusional do Hospital Infantil Cândido Fontoura. Graduação em enfermagem pelaUniversidade Camilo Castelo Branco. Especialização em pediatria e neonatologia pela AVM Faculdades Integradas. . São Paulo (SP). Brasil.

Publicado

2021-02-01

Como Citar

Cabral Rodrigues da Silva, W. ., Alves Neves Araújo, S. ., do Carmo da Costa , M. ., Abrunhosa Vasconcelos, A. M. ., Lopes Siqueira, A. ., & de Souza Bizari, M. . (2021). Time de acesso vascular e terapia infusional: satisfação da equipe de saúde em hospital pediátrico. Nursing (São Paulo), 24(273), 5267–5278. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i273p5267-5278

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos