Estratégias para a continuidade das imunizações durante a pandemia de COVID-19 em Tucuruí­, PA

Autores

  • Genislaine Ferreira Pereira
  • Benedito do Carmo Gomes Cantão
  • José Benedito dos Santos Batista Neto
  • Herberth Rick dos Santos Silva
  • Amanda Ouriques de Gouveia
  • Tania de Sousa Pinheiro Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5162-5171

Palavras-chave:

Imunização, Cobertura Vacinal, Pandemias, Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar as estratégias criadas para a continuidade do processo de imunização para a influenza e o sarampo, durante a pandemia de Covid-19, em uma cidade do interior do Pará. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, do tipo Relato de Experiência acerca da realização de estratégias para o aumento da cobertura vacinal de Influenza e Sarampo no municí­pio de Tucuruí­, interior do estado do Pará. As ações foram organizadas e desenvolvidas pela Coordenação Municipal de Imunização e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Tucuruí­. Resultados: foram criados protocolos para o trabalho em meio a pandemia, houve a organização das UBS para a vacinação, aconteceram momentos de vacinação em domicí­lio, foram realizados dias de vacinação massiva. Ainda, por meio de programas de rádio e de TV, foi feita educação em saúde acerca da importância da imunização. Conclusão: a experiência fora bem-sucedida ao alcançar seu público, superando barreiras impostas pela pandemia.

Biografia do Autor

Genislaine Ferreira Pereira

Enfermeira. Coordenadora Municipal de Imunização de Tucuruí­, Pará.

Benedito do Carmo Gomes Cantão

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE) da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

José Benedito dos Santos Batista Neto

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Herberth Rick dos Santos Silva

Acadêmico de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Amanda Ouriques de Gouveia

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Saúde na Amazônia (PPGGSA) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA).

Tania de Sousa Pinheiro Medeiros

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pelo Instituto Educacional Santa Catarina (IESC).

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Ferreira Pereira, G. ., do Carmo Gomes Cantão, B. ., Benedito dos Santos Batista Neto, J. ., dos Santos Silva, H. R., Ouriques de Gouveia, A. ., & de Sousa Pinheiro Medeiros, T. . (2021). Estratégias para a continuidade das imunizações durante a pandemia de COVID-19 em Tucuruí­, PA. Nursing (São Paulo), 24(272), 5162–5171. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5162-5171

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos