Avanços dos estudos Lesão Terminal de Kennedy no cuidado de enfermagem na terminalidade: Revisão integrativa

Autores

  • Rejane Marins Silva Souza
  • Rayanne Karoline Rosa Santos
  • Charlene De Lourenco Teixeira
  • Patrí­cia Britto Ribeiro de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5108-5114

Palavras-chave:

Enfermagem, Assistência Terminal, Cuidados Paliativos, Ferimentos e Lesões, Úlcera

Resumo

Objetivo: identificar os conceitos e cuidados de enfermagem relacionados a Lesão Terminal de Kennedy disponí­veis na literatura. Método: Trata-se de uma revisão integrativa que utilizou como base de dados BVS e Portal de Periódicos CAPES, usando os referenciais MEDLINE, LILACS, BDENF e SciELO. Foram considerados estudos que avaliavam a Lesão Terminal de Kennedy e cuidados de enfermagem. Resultados: Foram incluí­dos um total de 05 publicações no formato de textos e resumos completos, sendo 04 estudos e 01 editorial. Os estudos são de lí­ngua estrangeira (inglês e espanhol), reforçando assim a alerta para a necessidade da comunidade cientí­fica nacional. Os dados foram categorizados, sendo agrupados em duas categorias: Úlcera Terminal de Kennedy e suas peculiaridades e Implementações de Enfermagem no fim da vida. Conclusão: Percebe-se ainda uma escassez nos estudos cientí­ficos principalmente pela comunidade cientí­fica nacional em particular os enfermeiros demonstrando o déficit de conhecimentos produzidos relacionados ao cuidar de pacientes acometidos pela Lesão Terminal de Kennedy.

Biografia do Autor

Rejane Marins Silva Souza

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Plí­nio Leite. Especialista em Enfermagem Dermatológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Especialista em Saúde da famí­lia pela Universidade Castelo Branco. Enfermeira pelo Programa Médico de Famí­lia da Fundação de Saúde de Niterói.

Rayanne Karoline Rosa Santos

Bacharel em Enfermagem pelo Universidade Estácio de Sá. Especialista em Enfermagem Dermatológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Enfermeira Rotina e Presidente da Comissão de Curativos no Hospital Norte D'Or.

Charlene De Lourenco Teixeira

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Castelo Branco. Especialista em Enfermagem Dermatológica pelo Centro Universitário Celso Lisboa.

Patrí­cia Britto Ribeiro de Jesus

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Faculdade de Enfermagem da UERJ, em Clí­nica Médica e Cirurgia Geral pela UNIRIO, Controle de Infecção em Assistência í  Saúde pela UFF. Professora Assistente do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora Auxiliar de Ensino no Curso de Graduação de Enfermagem e no Curso de Pós Graduação em Enfermagem Dermatológica no Centro Universitário Celso Lisboa.

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Marins Silva Souza, R. ., Rosa Santos, R. K. ., De Lourenco Teixeira, C. ., & Britto Ribeiro de Jesus, P. . (2021). Avanços dos estudos Lesão Terminal de Kennedy no cuidado de enfermagem na terminalidade: Revisão integrativa. Nursing (São Paulo), 24(272), 5108–5114. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5108-5114

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos