Impacto orçamentário na compra de equipamentos de proteção individual para enfrentamento da Covid-19

Autores

  • Karen Batista
  • Patrí­cia Maria Moratelli Giuliani
  • Telma Aparecida de Camargo
  • Karina Alexandra Batista da Silva Freitas
  • Ana Lúcia Gregório
  • Lis Amanda Ramos Toso

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5098-5107

Palavras-chave:

Custos Hospitalares, Infecções por Coronaví­rus, Equipamento de Proteção Individual

Resumo

A Covid-19 é causada pelo coronaví­rus e transmitida por contato próximo, gotí­culas e aerossóis. Para minimizar o risco de transmissão, profissionais de saúde devem fazer uso de equipamentos de proteção individual, como máscaras ou respiradores, aventais e luvas. Objetivou-se analisar a quantidade consumida destes equipamentos de proteção individual antes e durante a pandemia e também o impacto orçamentário causado para sua aquisição. Estudo retrospectivo, compreendendo os meses de janeiro/fevereiro de 2020 (antes da pandemia Covid – 19) e março/abril (durante a pandemia Covid – 19), em um hospital público. Realizado avaliação do consumo e custo de aquisição dos insumos considerados equipamento de proteção individual.Os dados foram coletados em sistema de informação próprio da instituição. Todos os itens analisados apresentaram aumento importante na quantidade utilizada e, principalmente, no valor de compra, chegando custar 525% mais caro comparado aos meses sem pandemia. O aumento dos custos estava relacionado í  escassez dos produtos tanto no mercado nacional, quanto internacional. Entender os valores pagos e estabelecer controle de dispensação dos equipamentos, favorece o planejamento orçamentário.

Biografia do Autor

Karen Batista

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. Diretora do Departamento de Logí­stica de Atendimento do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Patrí­cia Maria Moratelli Giuliani

Farmacêutica. Especialista em Gestão Hospitalar. Gerente de Compras e Contratos do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Telma Aparecida de Camargo

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. Gerente de Materiais do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Karina Alexandra Batista da Silva Freitas

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. Supervisora da Seção de Quimioterapia do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Ana Lúcia Gregório

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. Enfermeira do Núcleo de Padronização de Materiais do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Lis Amanda Ramos Toso

Enfermeira. Especialista em Auditoria e Gestão Hospitalar. Enfermeira do Núcleo de Padronização de Materiais do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Publicado

2021-01-04

Como Citar

Batista da Silva, K. A. ., Moratelli Giuliani, P. M. ., de Camargo, T. A. ., Batista da Silva Freitas, K. A. ., Gregório, A. L. ., & Ramos Toso, L. A. . (2021). Impacto orçamentário na compra de equipamentos de proteção individual para enfrentamento da Covid-19. Nursing (São Paulo), 24(272), 5098–5107. https://doi.org/10.36489/nursing.2021v24i272p5098-5107

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos