Associação da fotobiomodulação e da hialuronidase tópica no extravasamento e infiltração de antineoplásicos. Estudo retrospectivo

Autores

  • Karina Alexandra Batista da Silva Freitas
  • Talita Oliveira de Lima
  • Eliana Maria Minicucci
  • Karen Aline Batista da Silva
  • Alessandra Passarelli Vigliassi
  • Regina Célia Popim

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4971-4978

Palavras-chave:

Terapia com luz de baixa intensidade, Lasers, Extravasamento de materiais terapêuticos e diagnósticos, Antineoplásicos

Resumo

Objetivo: avaliar a ação da fotobiomodulação associada a hialuronidase tópica nos extravasamentos e infiltrações de antineoplásicos, na prevenção de formação de lesões. Método: Estudo transversal, retrospectivo, descritivo que analisou os dados referentes a extravasamento e infiltração de antineoplásicos em um Ambulatório de Oncologia de um Hospital Público do interior do Estado de São Paulo no perí­odo de janeiro de 2018 a outubro de 2019. Resultados: A população do estudo constitui-se de 15 participantes, destes, 53% (n=8) apresentaram extravasamento e 47% (n=7) infiltração, gerando uma incidência de 0,6% e 0,5% respectivamente. Os antineoplásicos mais envolvidos foram paclitaxel e carboplatina. Não houve formação de lesões nos 15 pacientes estudados. Foram realizadas apenas 02 sessões de FBM em cada paciente com exceção de 01 paciente que foram realizadas 07 sessões, por ser extravasamento de antraciclina. Conclusão: O protocolo administrado foi efetivo na prevenção de formação de lesões durante extravasamento e infiltrações de antineoplásicos.

Biografia do Autor

Karina Alexandra Batista da Silva Freitas

Enfermeira, mestre e doutoranda pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Supervisora do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Talita Oliveira de Lima

Enfermeira, mestre pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Enfermeira assistencial do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Eliana Maria Minicucci

Dentista, doutora em Bases Gerais da Cirurgia pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Dentista do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Karen Aline Batista da Silva

Enfermeira, doutora pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Diretora do Núcleo de Apoio í  Superintendência Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP).

Alessandra Passarelli Vigliassi

Enfermeira especialista em oncologia, membro do TIME de cateter do Hospital das Clí­nicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Enfermeira assistencial do Ambulatório de Oncologia do Hospital Estadual Botucatu. Botucatu (SP).

Regina Célia Popim

Professora associada do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP.

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Batista da Silva Freitas, K. A. ., Oliveira de Lima, T. ., Minicucci, E. M. ., Batista da Silva, K. A. ., Passarelli Vigliassi, A. ., & Popim, R. C. . (2020). Associação da fotobiomodulação e da hialuronidase tópica no extravasamento e infiltração de antineoplásicos. Estudo retrospectivo. Nursing (São Paulo), 23(271), 4971–4978. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4971-4978

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos