Risco de depressão e ansiedade em gestantes na atenção primária

Autores

  • Gemima Farias Pessoa da Silva
  • Suzana Vitorino dos Santos
  • José William Araújo do Nascimento
  • Francisca Silva de Santana
  • Josian Silva de Medeiros
  • Suzane Brust de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4961-4970

Palavras-chave:

Gravidez, Saúde mental, Cuidado pré-natal

Resumo

Objetivo: Identificar os riscos para depressão e ansiedade em gestantes de uma unidade de saúde da Atenção Primária. Métodos: Estudo descritivo exploratório de abordagem quantitativa realizado entre fevereiro a abril de 2020 em uma unidade de Saúde de Olinda-PE (Brasil); foi utilizado o instrumento validado "Cartão de Babel". A análise dos dados foi realizada pelo Statistical Package for Social Sciencies por meio do teste Qui-quadrado com correção de Yates (significância de 5% - p≤0,05). Resultados: 71 gestantes foram analisadas, dentre os quais 32,3% referiram já ter sofrido violência psicológica. Por meio do Cartão de Babel verificou-se que 49,3% das gestantes tinham alto risco para o desenvolvimento de transtorno de ansiedade (p-valor: 0,004) e 29,5% apresentou risco moderado para depressão (p-valor: 0,004). Conclusão: Iniciativas preventivas í  ocorrência da depressão e ansiedade na gestação, como o monitoramento da saúde mental e o seu rastreio durante a consulta de pré-natal são necessários.

Biografia do Autor

Gemima Farias Pessoa da Silva

Enfermeira graduada pela Universidade Católica de Pernambuco.

Suzana Vitorino dos Santos

Enfermeira graduada pela Universidade Católica de Pernambuco.

José William Araújo do Nascimento

Enfermeiro (Universidade Católica de Pernambuco), Mestrando em Ciência da Computação (Universidade Federal de Pernambuco) e Membro do Grupo de Pesquisa e Estomaterapia (Universidade de Pernambuco).

Francisca Silva de Santana

Enfermeira da Estratégia de Saúde da Famí­lia (Olinda-PE).

Josian Silva de Medeiros

Fonoaudiólogo (Universidade Católica de Pernambuco), Enfermeiro (FUNESO), Mestre e Doutor em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (Universidade Federal de Pernambuco), Professor e coordenador do estágio do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pernambuco e Professor Titular I do Curso de Medicina da Faculdade Tiradentes (FITS).

Suzane Brust de Jesus

Enfermeira (Unisinos), especialista em Saúde Pública (FIOCRUZ), especialista em Saúde da Famí­lia (Universidade de Pernambuco), Mestre em Linguí­stica (Universidade Federal da Paraí­ba) e docente em Enfermagem e Medicina da Universidade Católica de Pernambuco.

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Farias Pessoa da Silva, G. ., Vitorino dos Santos , S. ., Araújo do Nascimento, J. W. ., Silva de Santana, F. ., Silva de Medeiros , J. ., & Brust de Jesus , S. (2020). Risco de depressão e ansiedade em gestantes na atenção primária. Nursing (São Paulo), 23(271), 4961–4970. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4961-4970

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos