Principais intervenções de enfermagem no apoio a cuidadores familiares: uma revisão integrativa

Autores

  • Ana Lúcia Barros Silva
  • José William Araújo do Nascimento
  • Fernando Ramos Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4949-4960

Palavras-chave:

Autocuidado, Assistência Domiciliar, Cuidadores, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar as principais intervenções de enfermagem no apoio a cuidadores familiares. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados: SciELO, Scopus, NIH-PUBMED e Web of Science. Foram utilizados os seguintes descritores extraí­dos do Medical Subject Headings (MeSH): "care", "home care", "family caregivers" e "nursing". Após o processo de busca, foram recuperados 844 artigos, de modo que apenas 13 atenderam aos critérios de inclusão, compondo a amostra final. Resultados: Em relação ao desenho metodológico a maior parte utilizou o ensaio clí­nico randomizado (n: 09), com predominância do ní­vel de evidência II. Os estudos apresentaram componentes de intervenção, de modo que alguns apresentaram intervenções mistas: suporte prático ao cuidar (n: 09); avaliação de necessidades (n: 05) e; psicoeducação (n: 04). Conclusão: Verificou-se que as intervenções observadas tiveram efeitos positivos entre os cuidadores familiares, sugerindo que a enfermagem tem função importante no apoio a estes indiví­duos.

Biografia do Autor

Ana Lúcia Barros Silva

Enfermeira graduada pela Universidade Católica de Pernambuco.

José William Araújo do Nascimento

Enfermeiro (Universidade Católica de Pernambuco), Mestrando em Ciência da Computação (Universidade Federal de Pernambuco), Membro do Grupo de Pesquisa em Estomaterapia (Universidade de Pernambuco) e Sócio da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA).

Fernando Ramos Gonçalves

Enfermeiro (Universidade Federal de Pernambuco), Residência em Medicina Preventiva e Social (FIOCRUZ), Mestre em Saúde Pública (CENTRO DE PESQUISA AGGEU MAGALHíES / FIOCRUZ), Doutorando em Ciências das Linguagens (Universidade Católica de Pernambuco), Docente da FENSG-UPE e Universidade Católica de Pernambuco (Enfermagem e Medicina), Enfermeiro intensivista da Unidade de Suporte Avançado em Neurocirurgia-USAN/Hospital da Restauração e Preceptor da Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva e Residência de Enfermagem em Neurologia/Neurocirurgia.

Publicado

2020-12-08

Como Citar

Barros Silva, A. L. ., Araújo do Nascimento, J. W. ., & Ramos Gonçalves, F. . (2020). Principais intervenções de enfermagem no apoio a cuidadores familiares: uma revisão integrativa. Nursing (São Paulo), 23(271), 4949–4960. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i271p4949-4960

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos