Cuidados de enfermagem ao paciente politraumatizado: revisão integrativa

Autores

  • Eli Carlos Martiniano
  • Anderson Marcos Vieira do Nascimento
  • José Rafael Eduardo Campos
  • Jessika Brenda Rafael Campos
  • Alyce Brito Barros
  • Dayse Christina Rodrigues Pereira Luz

DOI:

https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4861-4872

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem, Pacientes, Politraumatismo

Resumo

OBJETIVO: Descrever os cuidados de enfermagem ao paciente politraumatizado grave. MÉTODO: Revisão integrativa com buscas nas bases de dados CINAHL, MEDLINE/BIREME, IBECS, BDENF e LILACS, utilizando os MeSH (Medical Subject Headings) obtidos através da estratégia PVO e operador booleano em duas estratégias distintas: estratégia 01 "nursing care AND multiple trauma" e estratégia 02 "nursing care AND patient AND multiple trauma". RESULTADOS: Após buscas e aplicação dos critérios de elegibilidade restaram uma totalidade de 09 artigos. Nesse sentido, observou-se que os cuidados de enfermagem ao paciente politraumatizado estão ligados ao âmbito do manejo adequado com a estrutura corporal, com ênfase na técnica de imobilização; aos cuidados í  restauração e manutenção da pele; í  administração medicamentosa e controle da dor; e, ao monitoramento de sistemas fisiológicos. CONCLUSíO: O cuidado de enfermagem é um instrumento complexo que abrange o ser em sua totalidade, onde na assistência ao politraumatizado várias intervenções são necessárias para que haja progressão no estado de saúde deste individuo, demonstrando a importância desta profissão em virtude das inúmeras atividades desempenhadas.

Biografia do Autor

Eli Carlos Martiniano

Enfermeiro, Mestre em enfermagem pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Especialista em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO.

Anderson Marcos Vieira do Nascimento

Enfermeiro, Mestrando em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraí­ba. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Ciências da Saúde do CNPq – UEPB.

José Rafael Eduardo Campos

Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO. Membro do Grupo de Pesquisa translacional em saúde coletiva do CNPq e bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientí­fica (PIBIC).

Jessika Brenda Rafael Campos

Enfermeira, Residente Multiprofissional com ênfase em Transplante pelo Hospital Universitário Walter Cantí­dio – UFC.

Alyce Brito Barros

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Ciências da Saúde do CNPq.

Dayse Christina Rodrigues Pereira Luz

Pós-Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC. Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC – FMABC. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente do Departamento de Enfermagem do Centro Universitário de Juazeiro do Norte – UNIJUAZEIRO.

Publicado

2020-11-25

Como Citar

Martiniano , E. C. ., Vieira do Nascimento, A. M. ., Campos, J. R. E. ., Campos , J. B. R. ., Brito Barros , A. ., & Rodrigues Pereira Luz , D. C. . (2020). Cuidados de enfermagem ao paciente politraumatizado: revisão integrativa. Nursing (São Paulo), 23(270), 4861–4872. https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i270p4861-4872

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos